Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/08 - Bonifácio/Feldmann saem na frente nas provas de logo mais
 06/08 - Kanaan ganhou a tumultuada prova de Michigan
 06/08 - Streit iniciou com vitória a rodada do final de semana
 06/08 - Cardoso venceu pela Copa Clio em Campo Grande
 06/08 - Hamilton ganhou o GP da Hungria
 01/08 - Anunciado o calendário da temporada 2007/2008 da A1 GP
 01/08 - F-Brasil 2000 fará sua estréia em Campo Grande
 01/08 - Corrida em Spa não mudou as classificações do FIA GT
 01/08 - Confira os números do certame
 31/07 - Eleições na Argentina mudam a programação da Copa Nextel
 31/07 - Confira os números da Fórmula Atlantic
 31/07 - Veja o resultado completo da prova em Spa
 31/07 - Mattos antecipou a festa pelo título na F-Atlantic
 25/07 - Resultado do segundo treino da Super Sênior
 23/07 - Mattos ganhou mais duas na F-Atlantic
 23/07 - Os números da F-Atlantic
 23/07 - Os resultados da F-Atlantic em Edmonton
 23/07 - Dixon ganhou mais uma na F-Indy
 23/07 - Em Edmonton, Bourdais se reencontrou com a vitória
 23/07 - Nunes voltou a vencer no Europeu da F3000

... 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados