Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
Quarta-feira, 05 de Junho de 2002
 
Por uso de uma pastilha de freio não autorizada pelo regulamento, o paulista Luiz Carreira Júnior foi desclassificado da 2ª etapa da Copa Clio Brasil, prova disputada no domingo no Autódromo Internacional de Tarumã que foi vencida pelo gaúcho Alexandre Conill.

Carreira cruzou a linha de chegada na segunda posição, mas na vistoria realizada após a prova os Comissários Técnicos verificaram que as pastilhas usadas não foram aquelas permitidas pelo regulamento. "As pastilhas usadas foram as Feredo, originais, mas não aquelas permitidas pelo regulamento", disse o Comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo Carlos Montagner, segundo que o tipo usado possui uma ranhura para ventilação, o que não é permitido.

Ainda segundo Montagner, a cientificação quanto à desclassificação está à disposição do piloto na sede da Federação de Automobilismo de São Paulo, já que "não havia mais ninguém da equipe nos boxes quando houve a decisão dos Comissários", relatou.

"Não houve má fé", disse Carreira

Luiz Carreira, o chefe do time pelo qual correram o filho, Luís Carreira Jr., os sobrinhos Fábio e André Carreira, o paulista Vicente Siciliano e o gaúcho Eduardo Möller ? que fez sua estréia na categoria ?, disse que não deverá recorrer da desclassificação de Carreira Júnior.

Segundo Luiz, as pastilhas usadas foram as da marca Ferodo (originais da linha Renault), e foram compradas num fornecedor antigo. "Depois das provas em Curitiba e Brasília tivemos de trocar as pastilhas do carro do Luiz, e as compramos numa loja de confiança. Eu apenas não sabia que havia alguma restrição quanto ao modelo a ser usado", falou.

Carreira ressaltou ainda que: "Não houve má fé no uso de um determinado tipo de pastilha, até porquê praticamente não se usa os freios em Tarumã. Se tivéssemos alguma intenção de obter vantagem, teríamos usado as tais pastilhas também nos outros carros", ele concluiu.

Como ficou o resultado

Depois da decisão quanto à desclassificação de Luiz Carreira, o resultado final da corrida em Tarumã ficou assim:


1º) Alexandre Conill (RS, Taurus), 29 voltas em 41m04s749 numa média de 127,74 km/h
2º) Fábio Carreira (SP, Carreira Racing), a 1s071
3º) René Bauer (SP, Energizer/Hot Car/Oficina Brasil), a 1s293
4º) Cláudio Gontijo (MG, Triboil Racing/Control Fleet), a 7s607
5º) Leonardo Burti (SP, SMC Locação/GD Burti/Off 7 Burti), a 7s744
6º) Vicente Siciliano Jr. (SP, Carreira Racing), a 8s102
7º) José Catanha (DF, Maxima Petroleos), a 8s706
8º) Wilton Neto (RJ, JL Racing Velocidade), a 8s730
9º) Elias Nascimento Jr. (RJ, Murilo Piloto Racing), a 9s396
10º) Wagner Cardoso (SP, CNA-Inglês Definitivo), a 9s643
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/07 - Mattos e Pereira: um grande desafio no final de semana
 05/07 - CODASUR decide corrigir a pontuação da Sul-americana
 02/07 - Giaffone encostou no líder da classificação do Brasileiro
 02/07 - ?Em casa?, Garcia fez a festa pela Copa Clio
 01/07 - Giaffone: o dono da festa na passagem da Truck pelo CE
 01/07 - Erdos e Fittipaldi: boas participações brasileiras na Alemanha
 01/07 - Resultado da "LMGT2" em Nürburgring
 01/07 - Resultado da "LMGT1" em Nürburgring
 01/07 - Resultado da "LMP2" em Nürburgring
 01/07 - Resultado da "LMP1" em Nürburgring
 01/07 - Resultado completo da prova alemã
 01/07 - Lamy/Sarrazin comandaram o ?1-2? da Peugeot em Nürburgring
 01/07 - Os números da Fórmula 1
 01/07 - Oito provas, quatro vencedores
 01/07 - Raikkönen venceu o Grande Prêmio da França
 30/06 - Ramancini chegou na frente em Cordoba
 30/06 - Franchitti venceu mais uma na Indy
 30/06 - As posições de largada da "LMGT2"
 30/06 - As posições de largada da "LMGT1"
 30/06 - As posições de largada da "LMP2"

... 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados