Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
No domingo, a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?
Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2004
 
Abrindo a temporada brasileira de provas de Endurance ? que prosseguirá no próximo dia 11 com a ?500 Milhas de Londrina, e terá seu encerramento de gala com a Mil Milhas, no dia 25 de janeiro ?, será disputada a partir da zero hora do próximo domingo a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?.

A história da corrida que é promovida pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS) começou antes mesmo que o circuito que dá nome a ela a sediasse, já que as três primeiras edições foram disputados num traçado armado nas ruas de Porto Alegre, mais precisamente no chamado ?Circuito de Cavalhada?.

Na primeira edição, que aconteceu em no dia 06 de maio de 1962, os vitoriosos na disputa que teve a participação de 39 carros, e um total de 175 voltas, foram Breno Fornari e Afonso Hoch, dupla gaúcha que se revezou na pilotagem de um Simca durante as 11h52min48s1 da corrida que completaram à média de 97,222 km/h.

Em Tarumã mesmo, a primeira prova foi disputada apenas em 1971, mais precisamente no dia 26 de outubro, quando o trio formado pelos paulistas Pedro Victor Delamare e Carlos Quartin Moraes, e completado pelo gaúcho José de Marchi ganhou a bordo de um Chevrolet Opala, fechando as 466 voltas totais em 12h01min22s3, à média de 116,899 quilômetros por hora.

Uma curiosidade com relação à 12 Horas de Tarumã é que sua 16ª edição, disputada em 1992, aconteceu bem longe da cidade de Viamão, onde está situada a pista, que, por estar em reformas, fez com que a disputa acontecesse em Guaporé, distante cerca de 220 quilômetros dali.

Prova valeu pelo Brasileiro no ano passado

A 27ª edição da ?12 Horas de Tarumã?, disputada no dia 14 de dezembro, valeu como quinta e última corrida do Campeonato Brasileiro de Endurance 2003, e foram justamente pilotos inscritos no certame nacional os ganhadores das 525 voltas totais.

Xandynho Negrão, Juliano Moro, Luiz Otávio Paternostro, o ?Pater?, e Giuliano Losacco - que neste ano arrebatou o status de melhor no Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 - foram os responsáveis pela pilotagem do MCR Turbo que chegou na frente da disputa do ano passado, depois de fecharem as 525 voltas totais após 11h58s53s66.

Os gaúchos Hugo Vargas e Marcelo Vargas revezaram-se na pilotagem de um Aldee Spyder, ocupando a segunda colocação ao final da disputa do ano passado, que teve o quarteto Odilon Menezes, Guaraci Costa, Luiz Costa e Paulo Rutzen, todos representantes do Rio Grande do Sul, ocupando o terceiro degrau do pódio, também graças à resistência de um Aldee Spyder.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/06 - Homem de Mello e Gonçalves foram os vitoriosos na Jr
 19/06 - Mais de 120 pilotos no prosseguimento do Paulista Light
 19/06 - Paulista Light: Resultado da Fórmula 250
 19/06 - Paulista Light: Resultados da Sprinter B
 19/06 - Paulista Light: Resultados da Sprinter A
 19/06 - Paulista Light: Resultados da Master B/Super Senior
 19/06 - Paulista Light: Resultados da Master A
 19/06 - Paulista Light: Resultados da Júnior RBC
 19/06 - Paulista Light: Resultados da Junior Menor
 19/06 - Paulista Light: Resultados da Cadete RBC
 18/06 - Bragantini Júnior venceu na V8 Light
 18/06 - Jorge Neto ganhou pela V8 em São Paulo
 18/06 - A classificação da V8
 18/06 - Os números do Mundial de Turismo
 18/06 - Os resultados das corridas na República Tcheca
 18/06 - WTCC: Porteiro e Muller venceram no passeio da BMW
 17/06 - Os números da Fórmula 1
 17/06 - Hamilton bateu Alonso em Indianápolis
 16/06 - Hamilton garantiu a pole em Indianápolis
 15/06 - Alonso foi o melhor do dia em Indianápolis

... 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados