Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/06 - Hahn venceu a etapa brasiliense do Maserati
 11/06 - A pontuação da Pick Up Racing
 11/06 - Castro e Ramalho veneram pela Pick Up Racing no DF
 11/06 - Brilhante, Hamilton faturou sua primeira vitória no ?circo?
 11/06 - Os números da Fórmula 1
 11/06 - Kubica deve ter alta nesta segunda-feira
 10/06 - Faria voltou a vencer no DF
 10/06 - Os números da F-3 Sul-americana
 10/06 - Confira o grid da 8ª etapa da Sul-americana
 10/06 - Faria Jr encabeçou o ?1-2? da Cesário em Brasília
 09/06 - "Em casa" Guimarães garantiu a pole da Sul-americana
 08/06 - Os tempos dos dois treinos no Canadá
 08/06 - Domínio de Alonso em solo canadense
 05/06 - Chuva, e um bom número de pilotos na 2ª do Paulista de Kart
 05/06 - Paulista de Kart: Resultado da prova de Endurance
 05/06 - Paulista de Kart: Resultado da Biland KGP
 05/06 - Paulista de Kart: Resultado da Biland KGPS
 05/06 - Paulista de Kart: Resultados da Sprinter
 05/06 - Paulista de Kart: Resultados da KZ 1
 05/06 - Paulista de Kart: Resultados da ROK Jr

... 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados