Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/05 - Sperafico e Russo foram os melhores do dia pela Light
 04/05 - Os tempos dos treinos da V8 Light em Pinhais
 04/05 - Cauê comandou também o segundo treino da Júnior
 04/05 - Carvalho dominou pela Jr no início das atividades em Pinhais
 01/05 - Os números da Fórmula Indy
 01/05 - Vitória recolocou Wheldon no topo da tabela
 01/05 - Taylor, Angelelli e Magnussen venceram pela GrandAm na Virgínia
 01/05 - As pontuações da GrandAm Rolex Series
 29/04 - Os números da Pick Up Racing
 29/04 - Heinen ganhou a primeira etapa da Pick Up Racing
 29/04 - A1GP: Os números finais da temporada
 29/04 - Os resultados completos das corridas
 29/04 - A1GP: Grã Bretanha e a campeã Alemanha venceram em B. Hatch
 29/04 - Os números da F-3
 29/04 - Cerutti venceu também a 4ª etapa do Sul-americano
 29/04 - Maserati: Cattalini larga na pole em Tarumâ
 28/04 - Em grande fase, Kanaan garantiu a saída na pole
 28/04 - Pick Up Racing: Wolfart larga na frente da prova de abertura do Brasileiro
 28/04 - Terceira pole de Faria Jr veio com recorde
 28/04 - Cerutti venceu neste sábado, e Faria Júnior garantiu a pole para o domingo

... 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados