Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/04 - Guimarães e Machado também movimentaram os rankings
 25/04 - Resultados finais do Pan-americano
 25/04 - Kanaan, Fraga Melo Júnior e Mattos acresceram vitórias ao ranking
 24/04 - Melo Jr voltou a vencer pela ALMS
 24/04 - Veja o resultado da prova em Houston
 24/04 - Os números da Fórmula Atlantic
 24/04 - Mattos fez 3X3 na F-Atlantic
 24/04 - Premiados os campeões e vices da última temporada
 23/04 - Ekström ganhou a primeira rodada do DTM
 23/04 - Gianfratti substituirá Zapellini na rodada paulista da F-Truck
 22/04 - Carvalho fechou na frente a corrida da Júnior
 22/04 - Pachenki venceu no retorno à V8 Light
 22/04 - Maurício ganhou a conturbada etapa de abertura em Interlagos
 21/04 - Kanaan venceu a rodada japonesa do campeonato
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Velocidade na Terra
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Categorias diversas
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Sul Brasileiro de Kart
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Kart Endurance
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Copa Brasil de Kart
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Brasileiro de Kart

... 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados