Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Endurance
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Arrancada
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Mitsubishi Motorsports e Cup
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Copa Troller
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Rally Cross Country
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Rally de Velocidade e Copa Peugeot
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Brasileiro de 4 X 4
 21/04 - Premiação da CBA: Campeões e Vices - Rally de Regularidade - Rally da Uva
 18/04 - Novos nomes e números nos rankings do Placar Brasil
 18/04 - Os tempos da Stock Júnior
 18/04 - Os tempos da Stock Car V8 Light
 18/04 - Os tempos da Stock Car V8
 18/04 - Hoffmann fechou na frente o primeiro dia de testes coletivos
 17/04 - Depois de um sufoco, Rossi vence pela TC2000 em Bahia Blanca
 16/04 - Um pódio, e uma vitória para Streit no Japão
 16/04 - Mattos venceu a segunda consecutiva na F-Atlantic
 16/04 - Os números da F-Atlantic
 16/04 - Os números da Champ Car
 16/04 - Bourdais ganhou nas ruas de Long Beach
 15/04 - Ramos/Tumiate ganharam a rodada londrinense do Brasileiro

... 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados