Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
CBA anuncia criação de uma nova categoria
Segunda-feira, 30 de Junho de 2003
 
Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Automobilismo vai lançar oficial o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, a mais nova categoria-escola do automobilismo brasileiro e que tem por finalidade ser um estágio para o jovem piloto entre o kartismo e as categorias com maior performance e potência, como a Fórmula Renault e a Fórmula 3.

Nessa primeira temporada, a CBA realizará a Copa Brasil, competição em três corridas, todas no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. As datas são 28 de setembro, 9 de novembro e 14 de dezembro. Não está descartada, porém, a realização de uma quarta etapa em uma região que apresente uma forte presença de participantes.

A Copa Brasil é uma espécie de introdução para o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, que acontecerá no próximo ano. O campeonato de 2004 terá um calendário composto por dez provas no maior número possível de autódromos homologados pela CBA. Tal medida se deve à necessidade de o competidor conhecer em detalhes as particularidades de cada circuito e de desenvolver suas habilidades com monopostos nas mais diferentes alternativas de traçados e condições de disputas.

O carro da Fórmula Brasil 1600 é um chassi tubular, equipado com o motor do Chevrolet Corsa 1.6, oito válvulas e injeção eletrônica. Nesse estágio, a potência é de 115 cv e o propulsor é o original de fábrica para manter a categoria a mais equilibrada possível.

Para o presidente Paulo Enéas Scaglione, a Fórmula Brasil 1600 vem de encontro a uma necessidade que se apresentava ao piloto recém-saído do kart e que desejava entrar em uma competição de monoposto em nível nacional. Faltava um degrau intermediário antes de chegar nas categorias mais fortes e, portanto, a nova série nacional preenche essa lacuna.

A operação em torno da nova categoria está a cargo do experiente promotor e assessor da CBA, Antônio de Souza, que foi o responsável por colocar em plenas condições de uso os 30 chassis da Fórmula Brasil 1600. "Os carros já estão prontos para correr e faremos a Copa Brasil juntamente com as provas do Campeonato Paulista de Automobilismo. Para o próximo ano, o objetivo é fazer de cada etapa um verdadeiro Racing Day, com provas de monopostos, turismo e com carros de alta performance. Estamos trabalhando para isso", afirmou Antônio de Souza. Seja no formato de Copa Brasil ou como Campeonato Brasileiro em 2004, a Fórmula Brasil 1600 terá ampla divulgação, inclusive com transmissão por TV.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 15/04 - Veja o resultado completo da 3 Horas de Londrina
 15/04 - Com 95 voltas, prova ganha liderança paranaense em Londrina
 15/04 - Os Stedile seguem comandando as ações na 3 Horas
 15/04 - Os Stedile estão na frente em Londrina
 15/04 - Parcial com 45 voltas em Londrina
 15/04 - Bonilha ganhou a prova no Norte do Paraná
 15/04 - Cardoso venceu a segunda da Copa Clio
 15/04 - Os números do "circo"
 15/04 - Massa venceu de ponta a ponta no Bahrain, e campeonato embola
 14/04 - Confira o grid completo para a 3 Horas
 14/04 - Veja os inscritos na 3 Horas de Londrina
 14/04 - Pole position gaúcha na primeira do Endurance
 14/04 - Bonilha largará na pole position em Londrina
 14/04 - Garcia encabeçará o grid da Clio em Londrina
 14/04 - Massa conquista mais uma pole no ?circo?
 14/04 - Filippi ganhou a primeira da GP2 Series
 13/04 - Bonilha foi o mais rápido do Marcas
 13/04 - Farias dominou segundo treino, mas Cardoso foi o melhor da Clio
 13/04 - Cardoso foi o melhor no primeiro treino da Clio em Londrina
 13/04 - Duas vezes Räikkönen em solo barenita

... 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados