Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/04 - Veja os tempos do "circo" no Bahrain
 13/04 - Comando britânico no treino da A1 GP na China
 13/04 - Engel e Asmer venceram pelo britânico
 13/04 - WTCC: ecologicamente correto
 13/04 - Pilotos ficam "em terra", e comparecem em bom número ao paulista
 13/04 - Confira os resultados do ?Paulistão?
 13/04 - Pilotos pegam ?gancho? da CBA
 09/04 - Paulista Light: Veja os resultados da terceira etapa
 09/04 - Falando em Kart...
 09/04 - Definido o calendário 2007 da Seletiva
 09/04 - Ramires diz que pneu furado foi a causa do acidente
 09/04 - Massa e Mattos movimentaram os totais
 08/04 - Vitória brasileira na abertura do campeonato da F-Atlantic
 08/04 - Power foi ao topo do pódio em Las Vegas
 08/04 - Monteiro é o novo líder da F-Truck
 08/04 - Totti venceu de ponta a ponta a corrida em Tarumã
 08/04 - Alonso e McLaren estão no topo das tabelas
 08/04 - Passeio de Alonso no ?1-2? da McLaren em Sepang
 07/04 - Power roubou a pole de Tracy em Vegas
 07/04 - Wickens larga na frente, e Mattos será o quarto no grid da F-Atlantic

... 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados