Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/04 - Veja os tempos dos treinos deste sábado
 07/04 - Totti larga na pole position em Tarumã
 07/04 - Veja o grid completo para a prova em Sepang
 07/04 - Massa vai encabeçar o grid da prova malaia
 06/04 - Tracy crava a pole provisória em Las Vegas
 06/04 - Hinchcliffe é o pole position provisório da F-Atlantic
 06/04 - Pagenaud liderou o segundo treino da Champ Car
 06/04 - Foi de Andrade o melhor tempo do dia em Tarumã
 06/04 - Comando brasileiro nas ruas de Las Vegas
 06/04 - Roberval fechou na frente o primeiro treino em Tarumã
 06/04 - Bourdais liderou o primeiro treino em Las Vegas
 05/04 - Veja os resultados da primeira etapa do Brasileiro
 05/04 - Tulio, Dal'Agnol e Füchter venceram na abertura do ´Velocidade´
 04/04 - Rankings tem novos números
 03/04 - O resultado completo da disputa em St. Pete
 03/04 - Os números da ALMS
 03/04 - Dobradinha da Audi nas ruas de St. Petersburg
 03/04 - Gronholm cai. Loeb é o novo líder
 01/04 - Dixon lidera, e Castro Neves divide a vice-liderança
 01/04 - Castro Neves fez barba, cabelo e bigode. Kanaan completou o pódio

... 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados