Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/03 - Dobradinha da Prop Car no segundo treino em Interlagos
 23/03 - Faria Júnior foi o melhor no início das atividades em São Paulo
 21/03 - Mudada a praça da segunda etapa da Copa Clio
 21/03 - Homologado o Brasil GT3 Championship
 21/03 - Provas de abertura da GT3 Cup no RJ vão acontecer no sábado
 21/03 - Ingresso do domingo será 1 quilo de alimento
 21/03 - Movimentação em Interlagos começa na sexta-feira
 21/03 - Veja a programação do final de semana em Interlagos
 20/03 - Os percentuais de cada um
 20/03 - Alemães colocam Massa como principal candidato ao título
 19/03 - Falando em Kart...
 19/03 - Paulista Light na TV, nesta quarta-feira
 19/03 - Paranaense de Velocidade na Terra começou em São José dos Pinhais
 19/03 - Dobradinha da FEI na 13ª Baja SAE BRASIL
 19/03 - Saiba um pouco sobre a SAE BRASIL
 19/03 - Kanaan, Melo Jr, Castro Neves, Fraga e Carbone movimentaram os rankings
 18/03 - Carbone estreou com pódio no GT Japonês
 18/03 - Raikkonen venceu a primeira prova da temporada
 18/03 - Três dos cinco brazucas brilharam na 12 Horas de Sebring
 18/03 - Resultado da categoria "GT2"

... 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados