Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/03 - Resultado da categoria "GT1"
 18/03 - Resultado da categoria "P2"
 18/03 - Resultado da categoria "P1"
 18/03 - Veja o resultado completo da 12 Horas
 17/03 - Sob nova direção II: Castilho é o novo Diretor de Imprensa do GP Brasil
 17/03 - Sob nova direção I: CBA assumirá Kartódromo Schincariol
 17/03 - Terceira posição brazuca no Norte-americano de Turismo
 14/03 - Dirigentes da GT Cup barram a participação de Negrão
 14/03 - Vencedores da primeira fizeram o mesmo na segunda do "Velocidade na Terra"
 13/03 - Farfus Júnior movimentou o Placar de vitórias
 12/03 - Neves venceu também a segunda do Paulista de C. Country
 12/03 - Loeb venceu a rodada mexicana do WRC
 11/03 - Dobradinha dos Sermann na primeira do Brasileiro
 11/03 - Piquet resistiu bem às investidas, e venceu a prova em Cascavel
 11/03 - Cordova passeou para vencer a primeira etapa da Clio
 11/03 - Müller encabeçou o ?1-2-3? da BMW em Pinhais
 11/03 - Geraldo Sermann foi o melhor no Warm Up de Marcas
 11/03 - Curitibano segue na frente na Clio
 11/03 - Piquet festeja sua primeira pole na categoria
 10/03 - Cordova vai encabeçar o grid da Clio em Pinhais

... 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados