Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/03 - Resultado da categoria "GT1"
 18/03 - Resultado da categoria "P2"
 18/03 - Resultado da categoria "P1"
 18/03 - Veja o resultado completo da 12 Horas
 17/03 - Sob nova direção II: Castilho é o novo Diretor de Imprensa do GP Brasil
 17/03 - Sob nova direção I: CBA assumirá Kartódromo Schincariol
 17/03 - Terceira posição brazuca no Norte-americano de Turismo
 14/03 - Dirigentes da GT Cup barram a participação de Negrão
 14/03 - Vencedores da primeira fizeram o mesmo na segunda do "Velocidade na Terra"
 13/03 - Farfus Júnior movimentou o Placar de vitórias
 12/03 - Neves venceu também a segunda do Paulista de C. Country
 12/03 - Loeb venceu a rodada mexicana do WRC
 11/03 - Dobradinha dos Sermann na primeira do Brasileiro
 11/03 - Piquet resistiu bem às investidas, e venceu a prova em Cascavel
 11/03 - Cordova passeou para vencer a primeira etapa da Clio
 11/03 - Müller encabeçou o ?1-2-3? da BMW em Pinhais
 11/03 - Geraldo Sermann foi o melhor no Warm Up de Marcas
 11/03 - Curitibano segue na frente na Clio
 11/03 - Piquet festeja sua primeira pole na categoria
 10/03 - Cordova vai encabeçar o grid da Clio em Pinhais

... 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados