Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 24/06 - Resultados por classes em Curitiba
 24/06 - Vitória do #20 na 2ª etapa do Brasileiro
 24/06 - Resultado completo da 500 Km de Curitiba
 24/06 - Parcial com 100 voltas em Curitiba
 23/06 - Formula V8 3.5 World Series: Boa sorte, besta!
 23/06 - Caús Júnior larga na pole da primeira prova deste sábado
 23/06 - O grid da Turismo 1600 em Curitiba
 23/06 - Os 23 carros da rodada curitibana do Brasileiro de Turismo 1600
 23/06 - Os 40 carros inscritos para a 2ª etapa do Brasileiro
 17/06 - Com pista seca, largada será bem diferente do ano passado
 14/06 - Caiu do telhado?
 11/06 - Vitória no Canadá colocou Hamilton mais perto líder Vettel
 11/06 - Veja a classificação do "circo"
 11/06 - Resultado do Grande Prêmio do Canadá
 11/06 - Vitória colocou Roncato na vice-liderança da F4 Alemã
 11/06 - Os números da Fórmula 4 Alemã
 11/06 - Resultados da F4 Alemã no Red Bull Ring
 11/06 - Scott ganhou de novo, e Viváqua foi o único brazuca na zona de pontos
 11/06 - Os números da Euroformula Open
 11/06 - Resultado da Euroformula Open neste domingo

... 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados