Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/06 - Resultados por classes em Curitiba
 24/06 - Vitória do #20 na 2ª etapa do Brasileiro
 24/06 - Resultado completo da 500 Km de Curitiba
 24/06 - Parcial com 100 voltas em Curitiba
 23/06 - Formula V8 3.5 World Series: Boa sorte, besta!
 23/06 - Caús Júnior larga na pole da primeira prova deste sábado
 23/06 - O grid da Turismo 1600 em Curitiba
 23/06 - Os 23 carros da rodada curitibana do Brasileiro de Turismo 1600
 23/06 - Os 40 carros inscritos para a 2ª etapa do Brasileiro
 17/06 - Com pista seca, largada será bem diferente do ano passado
 14/06 - Caiu do telhado?
 11/06 - Vitória no Canadá colocou Hamilton mais perto líder Vettel
 11/06 - Veja a classificação do "circo"
 11/06 - Resultado do Grande Prêmio do Canadá
 11/06 - Vitória colocou Roncato na vice-liderança da F4 Alemã
 11/06 - Os números da Fórmula 4 Alemã
 11/06 - Resultados da F4 Alemã no Red Bull Ring
 11/06 - Scott ganhou de novo, e Viváqua foi o único brazuca na zona de pontos
 11/06 - Os números da Euroformula Open
 11/06 - Resultado da Euroformula Open neste domingo

... 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados