Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/03 - Geraldo Sermann garantiu a pole em Pinhais
 10/03 - Kubrusly foi o mais veloz pela Clio
 09/03 - Confira todos os tempos dos segundos treinos do Sul-brasileiro
 09/03 - Cirino foi o mais rápido no primeiro treino em Cascavel
 09/03 - Liderança londrinense no segundo treino de Marcas
 09/03 - Foi a vez de Cordova andar na frente
 09/03 - Passos comandou as ações no primeiro treino
 09/03 - Veja todos os tempos do primeiro treino da Clio
 09/03 - Cardoso comandou primeiro treino da Clio em Pinhais
 09/03 - Terminaram os primeiros treinos ´prá valer´ em Floripa
 09/03 - Veja os tempos dos treinos para o Sul-Brasileiro
 07/03 - Paulista: resultado da Stock
 07/03 - Paulista: resultados da Spyder Race
 07/03 - Paulista: resultados de Marcas
 07/03 - Paulista: resultado da Fórmula São Paulo
 07/03 - Paulista: resultado da Super Classic
 07/03 - Paulista: resultados da Força Livre
 07/03 - Prosseguiu o Paulista de Velocidade no Asfalto
 06/03 - Monteiro assina com a SEAT, mas estreará apenas na Holanda
 06/03 - Toledo desiste de sediar a última rodada do Sul-brasileiro

... 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados