Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/02 - Os inscritos na LMES 2007
 13/02 - Landi estreará na V8, e será companheiro de Serra na Full Time
 13/02 - Crespo ganhou duas na rodada de reestréia dos V8
 13/02 - Olio e Posses venceram na Stock Paulista
 13/02 - Romera foi o nome nas corridas da Spyder
 13/02 - Junqueira/Pimenta e Gallian foram ao topo do pódio na provas de Marcas
 13/02 - Correa venceu a chuva e os adversários pela F-São Paulo
 13/02 - Luque continua imbatível com seu BMW
 11/02 - Vitória dos ´forasteiros´ na abertura do Paulista de Cross Country
 10/02 - Nista e Pinheiro na frente em prova conjunta da Super Senior e Master B
 10/02 - Pole e vitória de Cruz Jr pela Master A
 10/02 - Dirani foi destaque na Sprinter A
 10/02 - Pole de Silva, e vitória de Andrade na Sprinter B
 10/02 - Navarrete saiu, e Guerin chegou na frente pela Junior RBC
 10/02 - Silva chegou na frente pela Junior Menor
 10/02 - Archer foi o grande nome pela da Cadete RBC
 09/02 - O mestre o e aprendiz, juntos na AMG Motorsport
 08/02 - Lançamentos vão agitar esta quinta-feira
 08/02 - Novos calendários para você conferir
 07/02 - RS: Marcas & Pilotos fará premiação dos melhores de 2006

... 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados