Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Saiba o que já aconteceu nas rodadas húngaras do "circo"
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2001
 
Depois das disputas travadas em Hockenheim, onde as retas são bastante extensas, o "circo" da Fórmula 1 se arma no circuito de Hungaroring, onde, ao contrário, as retas são bastante curtas.

A 13ª das 17 etapas do Mundial de 2001 vai marcar a 16ª visita do "circo" à pista que está situada a cerca de 20 quilômetros de Budapeste, a capital da Hungria, onde o primeiro Grande Prêmio foi realizado em 1986, quando a festa foi inteiramente verde e amarela: Ayrton Senna largou da pole position com seu Lotus 98T/Renault, e Nélson Piquet ganhou a disputa a bordo de um Williams FW11/Honda.

Em 87 o domínio das ações foi dos pilotos da Williams: o britânico Nigel Mansell largou na pole position, e o brazuca Piquet chegou outra vez na frente. Na corrida de 1988 o domínio foi outra vez verde e amarelo: Ayrton Senna, então já na pilotagem de um bólido da McLaren, saiu na pole e venceu, só não completando a "barba, cabelo e bigode" porquê seu companheiro de equipe Alain Prost fez a volta mais rápida.

Na corrida de 1989 a posição de honra foi marcada pelo italiano Riccardo Patrese, então com um Williams/Honda; o topo do pódio foi ocupado por Mansell, que então defendia o vermelho da equipe Ferrari. No primeiro ano da década de 90 o domínio foi todo dos carros da equipe comandada por Sir Frank Williams: o belga Thierry Boutsen largou na posição de honra e venceu, e Patrese foi o autor da volta mais rápida.

Em 91, outra festa de Ayrton

O brasileiro Ayrton Senna da Silva venceu sua segunda corrida no Hungaroring em 1991, quando de novo largou na pole position. Outra vez seu domínio total não aconteceu porquê a melhor volta da disputa foi feita pelo piloto de Luxemburgo Bertrand Gachot, que competiu a bordo de um Jordan/Ford.

Ainda na Williams, Riccardo Patrese saiu na posição de honra da disputa em 1992, quando a volta mais rápida foi de Nigel Mansell, também da Williams, e aconteceu o terceiro triunfo de Ayrton Senna, a bordo do fantástico McLaren MP4-7 A/Honda.

O francês Alain Prost, a bordo de um Williams FW15C /Renault, foi o pole position e autor da volta mais rápida da disputa em 1993, na qual o topo do pódio foi ocupado pelo inglês Damon Hill, também da equipe Williams.

Michael Schumacher, o líder do atual certame, ganhou a corrida de 1994, quando, a bordo de um Benetton B194/Ford Zetec-R, saiu da pole position e fez a volta mais rápida. No ano seguinte foi o britânico Damon, que, a bordo de um Williams FW17/Renault, "Hill" à toa depois de sair da posição de honra, fazer a melhor volta e receber a bandeirada à frente de todo mundo.

Já pilotando para a Ferrari, Michael Schumacher marcou a posição de honra para a prova de 1996, quando o topo do pódio foi ocupado pelo canadense Jacques Villeneuve, da Williams. Em 97 a história praticamente se repetiu: Michael Schumacher colocou seu Ferrari à frente de todos os demais carros na classificatória, e Villeneuve, já com o cabelo tingido "a la Xuxa", conquistou mais uma vitória para a Williams. Foi de um carro do time de Sir Frank, também, a volta mais rápida da disputa, marcada pelo alemão Heinz Harald Frentzen.

Na disputa em 1998, Michael Schumacher fez a melhor volta, e alcançou sua segunda vitória em solo húngaro, numa corrida que começou com o finlandês Mika Hakkinen alinhando seu McLaren na primeira vaga do grid. Em 99 o domínio de todo o final de semana foi da McLaren: Hakkinen largou na posição de honra e venceu as 77 voltas, e seu companheiro Coulthard foi o responsável pela volta mais rápida.

No ano passado o melhor tempo na classificatória foi marcado por Michael Schumacher, que estabeleceu a marca de 1min17s514. O triunfo e a melhor volta ? 1min20s028 - ficaram para Mika Hakkinen, que foi ao pódio acompanhado pelo ferrarista Michael Schumacher e por seu companheiro de equipe David Coulthard. Em seu ano de estréia como companheiro de Schumacher, o brasileiro Rubens Barrichello foi o quarto colocado na prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/02 - Os inscritos na LMES 2007
 13/02 - Landi estreará na V8, e será companheiro de Serra na Full Time
 13/02 - Crespo ganhou duas na rodada de reestréia dos V8
 13/02 - Olio e Posses venceram na Stock Paulista
 13/02 - Romera foi o nome nas corridas da Spyder
 13/02 - Junqueira/Pimenta e Gallian foram ao topo do pódio na provas de Marcas
 13/02 - Correa venceu a chuva e os adversários pela F-São Paulo
 13/02 - Luque continua imbatível com seu BMW
 11/02 - Vitória dos ´forasteiros´ na abertura do Paulista de Cross Country
 10/02 - Nista e Pinheiro na frente em prova conjunta da Super Senior e Master B
 10/02 - Pole e vitória de Cruz Jr pela Master A
 10/02 - Dirani foi destaque na Sprinter A
 10/02 - Pole de Silva, e vitória de Andrade na Sprinter B
 10/02 - Navarrete saiu, e Guerin chegou na frente pela Junior RBC
 10/02 - Silva chegou na frente pela Junior Menor
 10/02 - Archer foi o grande nome pela da Cadete RBC
 09/02 - O mestre o e aprendiz, juntos na AMG Motorsport
 08/02 - Lançamentos vão agitar esta quinta-feira
 08/02 - Novos calendários para você conferir
 07/02 - RS: Marcas & Pilotos fará premiação dos melhores de 2006

... 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados