Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/02 - Os inscritos na LMES 2007
 13/02 - Landi estreará na V8, e será companheiro de Serra na Full Time
 13/02 - Crespo ganhou duas na rodada de reestréia dos V8
 13/02 - Olio e Posses venceram na Stock Paulista
 13/02 - Romera foi o nome nas corridas da Spyder
 13/02 - Junqueira/Pimenta e Gallian foram ao topo do pódio na provas de Marcas
 13/02 - Correa venceu a chuva e os adversários pela F-São Paulo
 13/02 - Luque continua imbatível com seu BMW
 11/02 - Vitória dos ´forasteiros´ na abertura do Paulista de Cross Country
 10/02 - Nista e Pinheiro na frente em prova conjunta da Super Senior e Master B
 10/02 - Pole e vitória de Cruz Jr pela Master A
 10/02 - Dirani foi destaque na Sprinter A
 10/02 - Pole de Silva, e vitória de Andrade na Sprinter B
 10/02 - Navarrete saiu, e Guerin chegou na frente pela Junior RBC
 10/02 - Silva chegou na frente pela Junior Menor
 10/02 - Archer foi o grande nome pela da Cadete RBC
 09/02 - O mestre o e aprendiz, juntos na AMG Motorsport
 08/02 - Lançamentos vão agitar esta quinta-feira
 08/02 - Novos calendários para você conferir
 07/02 - RS: Marcas & Pilotos fará premiação dos melhores de 2006

... 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados