Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Saiba o que já aconteceu nas rodadas húngaras do "circo"
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2001
 
Depois das disputas travadas em Hockenheim, onde as retas são bastante extensas, o "circo" da Fórmula 1 se arma no circuito de Hungaroring, onde, ao contrário, as retas são bastante curtas.

A 13ª das 17 etapas do Mundial de 2001 vai marcar a 16ª visita do "circo" à pista que está situada a cerca de 20 quilômetros de Budapeste, a capital da Hungria, onde o primeiro Grande Prêmio foi realizado em 1986, quando a festa foi inteiramente verde e amarela: Ayrton Senna largou da pole position com seu Lotus 98T/Renault, e Nélson Piquet ganhou a disputa a bordo de um Williams FW11/Honda.

Em 87 o domínio das ações foi dos pilotos da Williams: o britânico Nigel Mansell largou na pole position, e o brazuca Piquet chegou outra vez na frente. Na corrida de 1988 o domínio foi outra vez verde e amarelo: Ayrton Senna, então já na pilotagem de um bólido da McLaren, saiu na pole e venceu, só não completando a "barba, cabelo e bigode" porquê seu companheiro de equipe Alain Prost fez a volta mais rápida.

Na corrida de 1989 a posição de honra foi marcada pelo italiano Riccardo Patrese, então com um Williams/Honda; o topo do pódio foi ocupado por Mansell, que então defendia o vermelho da equipe Ferrari. No primeiro ano da década de 90 o domínio foi todo dos carros da equipe comandada por Sir Frank Williams: o belga Thierry Boutsen largou na posição de honra e venceu, e Patrese foi o autor da volta mais rápida.

Em 91, outra festa de Ayrton

O brasileiro Ayrton Senna da Silva venceu sua segunda corrida no Hungaroring em 1991, quando de novo largou na pole position. Outra vez seu domínio total não aconteceu porquê a melhor volta da disputa foi feita pelo piloto de Luxemburgo Bertrand Gachot, que competiu a bordo de um Jordan/Ford.

Ainda na Williams, Riccardo Patrese saiu na posição de honra da disputa em 1992, quando a volta mais rápida foi de Nigel Mansell, também da Williams, e aconteceu o terceiro triunfo de Ayrton Senna, a bordo do fantástico McLaren MP4-7 A/Honda.

O francês Alain Prost, a bordo de um Williams FW15C /Renault, foi o pole position e autor da volta mais rápida da disputa em 1993, na qual o topo do pódio foi ocupado pelo inglês Damon Hill, também da equipe Williams.

Michael Schumacher, o líder do atual certame, ganhou a corrida de 1994, quando, a bordo de um Benetton B194/Ford Zetec-R, saiu da pole position e fez a volta mais rápida. No ano seguinte foi o britânico Damon, que, a bordo de um Williams FW17/Renault, "Hill" à toa depois de sair da posição de honra, fazer a melhor volta e receber a bandeirada à frente de todo mundo.

Já pilotando para a Ferrari, Michael Schumacher marcou a posição de honra para a prova de 1996, quando o topo do pódio foi ocupado pelo canadense Jacques Villeneuve, da Williams. Em 97 a história praticamente se repetiu: Michael Schumacher colocou seu Ferrari à frente de todos os demais carros na classificatória, e Villeneuve, já com o cabelo tingido "a la Xuxa", conquistou mais uma vitória para a Williams. Foi de um carro do time de Sir Frank, também, a volta mais rápida da disputa, marcada pelo alemão Heinz Harald Frentzen.

Na disputa em 1998, Michael Schumacher fez a melhor volta, e alcançou sua segunda vitória em solo húngaro, numa corrida que começou com o finlandês Mika Hakkinen alinhando seu McLaren na primeira vaga do grid. Em 99 o domínio de todo o final de semana foi da McLaren: Hakkinen largou na posição de honra e venceu as 77 voltas, e seu companheiro Coulthard foi o responsável pela volta mais rápida.

No ano passado o melhor tempo na classificatória foi marcado por Michael Schumacher, que estabeleceu a marca de 1min17s514. O triunfo e a melhor volta ? 1min20s028 - ficaram para Mika Hakkinen, que foi ao pódio acompanhado pelo ferrarista Michael Schumacher e por seu companheiro de equipe David Coulthard. Em seu ano de estréia como companheiro de Schumacher, o brasileiro Rubens Barrichello foi o quarto colocado na prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/02 - Ramos foi destaque na rodada do sábado em Interlagos
 07/02 - Confira os resultados da Copa Sorriso Campeão
 05/02 - Três novos pilotos vão disputar a temporada 2007 da Stock Jr.
 04/02 - Alemanha ganhou mais duas, e a China estreou no pódio da A1GP
 04/02 - Confira os resultados das provas em Eastern Creek
 03/02 - Outra vez, o ´Team Germany´ encabeçará o grid da A1GP
 02/02 - Já são 46 os calendários disponibilizados
 02/02 - Williams apresentou o FW29
 02/02 - Spyker terá quatro ´Test Drivers´
 02/02 - Comando neozelandês no primeiro treino da A1GP
 30/01 - Campeão do ano passado venceu pela Super Classic
 30/01 - Confira o resultado completo da prova dos Clássicos
 30/01 - Infarto provocou a morte de Fulini
 30/01 - Wilsinho chorou durante palestra sobre equipe de F1
 30/01 - Abertas as inscrições para a Copa Sorriso Campeão
 30/01 - Dois definem destino para a temporada da V8 Light
 30/01 - Quatro autores autografaram livros em Interlagos
 30/01 - GP do Bahrein garantido até 2013
 26/01 - RBR apresentou o ´RB03´em Barcelona
 25/01 - O preto predominou no lançamento do modelo da Honda

... 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados