Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/01 - Renault apresentou o ?R27? em Amsterdã
 23/01 - Brasileiro terá etapa de abertura em Cascavel
 22/01 - Pilotos famosos e personagens da história farão palestras em Interlagos
 22/01 - Confira os horários das palestras
 22/01 - Pontuações finais do GP São Paulo
 22/01 - Resultado da segunda bateria do "GP"
 21/01 - Souza Ramos/Hoffmann/Spinelli/De Almeida faturaram o título no "GP"
 21/01 - Vitória de Massa na 2ª bateria da ?Pais e Filhos?
 21/01 - Lancer segue liderando em São Paulo
 21/01 - Poles venceram a primeira bateria do GP São Paulo
 21/01 - As posições após a segunda hora de prova em Interlagos
 21/01 - Parcial da 27ª volta da bateria 1 do "GP"
 21/01 - Clã Paioli venceu a primeira bateria da ?Pais e Filhos?
 21/01 - Loeb encabeçou o ?1-2? da Citroen na abertura do WRC
 21/01 - Alemanha venceu as duas corridas em Taupo
 21/01 - Resultados e classificação da A1GP
 20/01 - Protótipo Mitsubishi sai na pole position do ?GP?
 20/01 - Confira o grid completo do GP São Paulo
 20/01 - Veja os inscritos no GP São Paulo
 19/01 - Cilindros de ?nitro? devem ser sorteados entre pilotos

... 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados