Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conheça o perfil de Alboreto
Quarta-feira, 25 de Abril de 2001
 
Michele Alboreto nasceu em Milão, na Itália, no dia 23 de dezembro de 1956. Estreou no automobilismo em 1977, quando terminou na terceira posição o campeonato da Fórmula Monza. Na temporada seguinte classificou-se na quinta posição no certame da Fórmula Itália, e em 1979 disputou provas do Campeonato Italiano da Fórmula 3 e do Mundial de Endurance. Nas temporadas de 1980 e 81 Michele continuou a disputar provas de Endurance, tendo participado também de provas do Europeu das Fórmulas 3 e 2. As primeiras corridas na Fórmula 1 foram disputadas a bordo de um Tyrrel/Ford, ainda em 81. O primeiro GP foi o de San Marino, quando depois de largar do 17º posto do grid Michele abandonou depois de bater. O primeiro triunfo no "circo" aconteceu na prova de encerramento do certame de 1982, em Las Vegas, nos Estados Unidos onde chegou na frente de todos os adversários depois de largar do terceiro lugar. Ainda defendendo as cores da Tyrrell, Alboreto alcançou seu segundo triunfo, coincidentemente nos Estados Unidos, onde venceu o GP de Detroit de 1983. A Ferrari contratou Michele para ser seu piloto a partir do primeiro GP da temporada de 1984, que aconteceu no Brasil, onde depois de sair da segunda posição no grid o italiano deixou a disputa por problemas nos freios. Na terceira corrida daquele ano, na Bélgica, aconteceu a primeira pole, e a segunda vitória da carreira do piloto. Outros dois triunfos aconteceram nos GPs do Canadá e Alemanha, em 1985. Depois de disputar 80 GPs pelo time de Maranello, Michele retornou à equipe Tyrrell, onde reestreou no GP do Brasil, o primeiro da temporada de 1989. No 7º GP daquela temporada Alboreto trocou de casa, passando a defender a equipe Lola/Lamborghini, onde ficou até a temporada de 1990, quando passou a correr pela Arrows. A equipe Footwork, que teve motores Porsche, Ford, e depois Mugen-Honda, foi defendida pelo italiano entre a prova de abertura do certame de 1991, nos Estados Unidos, e a de encerramento do de 1992, na Austrália. Os 14 GPs de 1993 Michele Alboreto disputou pela Lola/Ferrari, e os últimos de sua passagem pela F-1 pela Minardi/Ford, onde se aposentou do depois de ter disputado 194 Grandes Prêmios, e ter tido como melhor temporada a de 1992, quando foi o vice-campeão.

As participações em Le Mans
Até o acidente que o matou nesta quarta-feira em Sachsenring, onde treinava com o Audi R-8 com o qual disputaria a 69ª edição da 24 Horas de Le Mans, que vai acontecer entre os dias 16 e 17 de junho, Michele Alboreto já havia competido 8 vezes na prova de longa duração mais famosa do planeta. A melhor participação de Alboreto na 24 Horas de Le Mans foi na edição de 1997, quando correndo em parceria com Stefan Johansson e Tom Kristenssen levou a equipe Porsche a alcançar sua 16ª vitória na competição.




 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/12 - "Trofeo": Longo sai na frente da penúltima etapa
 14/12 - Os tempos do segundo treino
 14/12 - Os tempos do primeiro treino
 14/12 - Semana começou com testes coletivos da V8 em São Paulo
 12/12 - Piquet brilhou na conquista de Martins
 12/12 - Os números finais da F-Truck
 11/12 - Os Stedile venceram (de novo) a 12 Horas de Tarumã
 11/12 - Confira o resultado completo da 12 Horas
 10/12 - Todos os campeões da Stock Car V8
 10/12 - A classificação completa da temporada da V8
 10/12 - Hoffmann venceu na festa de Bueno
 10/12 - Riberi vence a segunda corrida da Stock Jr.
 10/12 - Stock Light - Daniel Serra vence de ponta a ponta
 10/12 - Resultado completo da etapa final da V8
 09/12 - Tiago Riberi vence a penúltima da Stock Jr.
 09/12 - Serrinha é pole na Stock Light
 09/12 - Maluhy confirma pole na Super Classificação
 08/12 - Confirmada a pole de Zocolotte/Cazuni na 500 Milhas
 07/12 - Camilo recupera os pontos, e volta à briga pelo título da V8
 06/12 - Di Grassi e Pizzonia correrão na GP 2 em 2007

... 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados