Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/12 - Confira quem já foi campeão
 06/12 - Sétimo título brasileiro foi conquistado no Paraguai
 06/12 - Brasília agitada com a decisão do Brasileiro
 05/12 - Ingressos: vendas apenas nas bilheterias de Interlagos
 05/12 - Stock Car tem novo site
 04/12 - A pontuação completa do Mundial
 04/12 - Vitória de Gronholm na última do WRC
 04/12 - Todos os campeões do WRC
 04/12 - Recurso pode recolocar Camilo na briga
 04/12 - Salles tenta voltar. Daniel Serra fica de ´Stand By´
 04/12 - Losacco correrá na Texaco/Vogel em 2007
 03/12 - Ricci venceu mais uma, e ficou com o título da Pick-Up Racing
 03/12 - Acabou a 500 Milhas de Kart, e a MG Polipetro é a grande vencedora
 03/12 - 500 Milhas Granja Viana ? Já temos oito horas de prova
 03/12 - 500 Milhas - Completadas 4 horas de prova
 03/12 - 500 Milhas Granja Viana - Massa Bateu
 03/12 - Começam as primeiras trocas de pilotos na Granja Viana
 03/12 - 500 Milhas ? Agora é pra valer
 02/12 - Carros da Júnior terão novo visual a partir de 2007
 02/12 - Ricci venceu a prova deste sábado em Pinhais

... 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados