Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/12 - Veja o grid completo da "500 Milhas Granja Viana"
 01/12 - Gatti tem mandato renovado à frente da FPRA
 01/12 - Ricci vai sair na frente pela Pick Up Racing
 01/12 - 500 Milhas ? Massa é pole
 30/11 - Briga ´doméstica´ pelo título da Pick Up Racing em Curitiba
 28/11 - História das 12 Horas de Tarumã vira livro
 28/11 - Confira a lista dos que estarão correndo em Dubai
 28/11 - Placar começa a ter ´cara de fim de ano´, mas ainda há conquista possível
 28/11 - Veja os pilotos que ´já chegaram lá´ em 2006
 27/11 - Final de semana movimentou os rankings
 26/11 - Vitória de Longo/Serra na última do Endurance
 26/11 - Veja o resultado completo da 3 Horas de Curitiba
 26/11 - Todos os números da F-Renault
 26/11 - Os números do Sul-americano
 26/11 - Razia faturou o título na Sul-americana
 26/11 - Passos venceu, e Cruz Jr. ficou com o vice no Brasileiro
 26/11 - Confira a tabela completa da Super Clio
 26/11 - Vitória de Didi Jr no bota-fora da F-Renault
 26/11 - Veja os números completos da tabela da Copa Clio
 26/11 - Frediani ganhou na festa de Ebrahim

... 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados