Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/12 - Veja o grid completo da "500 Milhas Granja Viana"
 01/12 - Gatti tem mandato renovado à frente da FPRA
 01/12 - Ricci vai sair na frente pela Pick Up Racing
 01/12 - 500 Milhas ? Massa é pole
 30/11 - Briga ´doméstica´ pelo título da Pick Up Racing em Curitiba
 28/11 - História das 12 Horas de Tarumã vira livro
 28/11 - Confira a lista dos que estarão correndo em Dubai
 28/11 - Placar começa a ter ´cara de fim de ano´, mas ainda há conquista possível
 28/11 - Veja os pilotos que ´já chegaram lá´ em 2006
 27/11 - Final de semana movimentou os rankings
 26/11 - Vitória de Longo/Serra na última do Endurance
 26/11 - Veja o resultado completo da 3 Horas de Curitiba
 26/11 - Todos os números da F-Renault
 26/11 - Os números do Sul-americano
 26/11 - Razia faturou o título na Sul-americana
 26/11 - Passos venceu, e Cruz Jr. ficou com o vice no Brasileiro
 26/11 - Confira a tabela completa da Super Clio
 26/11 - Vitória de Didi Jr no bota-fora da F-Renault
 26/11 - Veja os números completos da tabela da Copa Clio
 26/11 - Frediani ganhou na festa de Ebrahim

... 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados