Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/11 - Vitória de Bragantini Júnior na última da Copa Clio
 26/11 - Confira o grid completo para a 3 Horas de Curitiba
 26/11 - Baumer/Piccolo vão encabeçar o grid em Curitiba
 26/11 - Wagenfuhr Jr largará na pole da última do Brasileiro
 26/11 - Chuva forte adiou a penúltima da Sul-americana
 25/11 - Frediani ganhou na Super Clio
 25/11 - Ninguém carimbou a faixa de Lapenna na corrida deste sábado
 25/11 - Gontijo nem esperou a última prova para faturar na Copa Clio
 25/11 - Ebrahim outra vez na pole da Super Clio
 25/11 - Bragantini Jr. vai encabeçar o grid da Clio
 25/11 - Lapenna largará na frente no domingo
 25/11 - Em Curitiba o dia será bastante movimentado
 25/11 - Resultado do segundo treino livre em Pinhais
 25/11 - Confira o resultado do primeiro treino livre
 25/11 - Veja os inscritos para a corrida em Pinhais
 24/11 - Renault anuncia sua saída do automobilismo
 24/11 - Razia marcou a pole em São Paulo
 24/11 - Cardoso vai encabeçar o grid da Copa Clio
 24/11 - Ebrahim largará na pole position pela Super Clio
 24/11 - Soares vai encabeçar o grid da F-Renault neste sábado

... 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados