Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/11 - Entre os EUA e a GP2
 08/11 - Lopez dominou, e três brazucas vieram a seguir
 08/11 - Paraná terá uma nova categoria de Caminhões
 08/11 - Meira e Matsuura serão companheiros em 2007
 07/11 - Senna foi o melhor sob chuva
 06/11 - Os participantes dos treinos em Daytona
 06/11 - Pizzonia fechou o dia na frente em Jerez
 06/11 - Comando venezuelano nos testes em Jerez
 06/11 - Daytona abriga os primeiros treinos para a 24 Horas
 05/11 - Veja a Classificação da Pick Up Racing
 05/11 - Heinen venceu em Cascavel
 04/11 - Ricci marca a pole da Pick Up Racing em Cascavel
 03/11 - Dinheiro holandês na corrida australiana do ´circo´
 03/11 - Pick Up Racing terá sétima etapa em Cascavel
 02/11 - Veja os números do Paulista
 02/11 - ´Paulistão´ vai chegando à reta final
 02/11 - Confira a programação do final de semana
 01/11 - Veja mais sobre Goiânia
 01/11 - Paulista de Kart movimentou Barueri
 01/11 - Biland Senior:Confira o resultado da prova do Paulista

... 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados