Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/10 - Massa: o quinto brazuca a vencer em nossos GPs
 23/10 - Os números finais da temporada
 23/10 - Foi Massa a conquista do bi por Alonso
 23/10 - Saiba quem já chegou lá na F-Renault brasileira
 23/10 - Confira a trajetória do campeão
 23/10 - Veja os números da Fórmula Renault
 23/10 - Romancini passeou, e Lapenna antecipou a festa pelo título
 21/10 - Power festeja sua primeira pole na categoria
 20/10 - ?Quero voltar e continuar aprendendo?, disse Pizzonia
 20/10 - Power é o pole provisório em solo australiano
 19/10 - Aberta a programação na Austrália
 19/10 - Atualizações temporariamente suspensas
 13/10 - Wolfart venceu sua segunda corrida na Pick Up Racing
 13/10 - Ebrahim ?chegou lá? no Brasileiro
 13/10 - Jorge Neto foi o mais veloz do dia pela V8
 13/10 - ´Cauê´ dominou o dia de treinos da Júnior
 10/10 - Risatti e Rodríguez venceram. Jimenez foi ao pódio em Valência
 10/10 - Intrigados, ferraristas não falam em jogar a toalha
 10/10 - Ramires foi o nome na passagem da categoria por Pinhais
 08/10 - Outra vitória do #4 no Brasileiro de Endurance

... 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados