Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/10 - Ficou com Wolfart a pole da Pick Up Racing
 07/10 - Renato Martins encabeçará o grid Pinhais
 07/10 - Pole position de Massa em Suzuka
 07/10 - Posição de honra verde e amarela também no WTCC
 05/10 - Movimentação da 7ª etapa começa nesta sexta-feira em Pinhais
 03/10 - Movimentados todos os rankings do Placar Brasil
 02/10 - Adendo tem as regras do ´Playoff´ da V8
 02/10 - Vitória do Saleen na rodada húngara do FIA GT
 02/10 - Veja os números do FIA GT
 01/10 - Veja os números da A1 GP
 01/10 - Resultados da A1GP na Holanda
 01/10 - África do Sul e Alemanha venceram em Zandvoort
 01/10 - Os números finais do Britânico
 01/10 - Bons ´pegas´ na rodada final do Britânico em Thruxton
 01/10 - Os números do ´circo´
 01/10 - Veja o resultado completo do GP chinês
 01/10 - Schumacher derrotou o espanhol, e divide com Alonso o topo da tabela
 01/10 - DELETAR
 30/09 - África do Sul sairá na frente na primeira da A1GP
 30/09 - Alonso sairá na frente em Xangai

... 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados