Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/09 - Engel garantiu a saída na frente na última do Britânico
 30/09 - `Voando baixo´ Jarek Janis garantiu a pole na Hungria
 30/09 - Watts conquistou a pole para a 21ª etapa do Britânico
 29/09 - Comando de Wurz nas primeiras sessões em Xangai
 28/09 - Uma autêntica prova de ´Destroy-Car´
 27/09 - Tomczyk venceu, e Schneider ampliou a vantagem no DTM
 27/09 - A pontuação final dos pilotos na LMES
 27/09 - Primeiro, a vitória. Depois, as fraturas
 25/09 - Veja todos os campeões da V8 Light
 25/09 - Próxima rodada deve inaugurar o novo traçado carioca
 25/09 - Com 2º lugar, Gomes garantiu o título da V8 Light
 25/09 - Simon é o terceiro não-americano a ´chegar lá´ na categoria
 25/09 - A tabela completa da F-Atlantic
 25/09 - Bomarito venceu e Mattos foi o segundo na festa de Pagenaud
 25/09 - Allmendinger venceu, e Junqueira foi o segundo em Elkhart Lake
 24/09 - Veja os números dos Campeonatos
 24/09 - Confira a classificação do Britânico
 24/09 - Vitória de Conway também na segunda prova em Silverstone
 24/09 - Rodada turca do WTCC terminou em Tarantela
 24/09 - WTCC: resultado da segunda prova em Istambul

... 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados