Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 18/09 - Piquet estréia nesta terça-feira como ´Test Driver´ da Renault
 18/09 - FIA GT: vitória de Wendlinger/Peter na Itália
 18/09 - Confira o resultado completo da prova na Itália
 18/09 - Os números do FIA GT
 17/09 - Pick Up Racing: confira o resultado, e veja a classificação
 17/09 - Veja os números da Fórmula Truck
 17/09 - Martins ganhou a sonolenta prova de Cascavel
 17/09 - Wolfart venceu sua primeira prova pela Pick Up Racing
 17/09 - Bruno segue na terceira posição da tabela
 17/09 - Sob influência do DNA, Senna chegou na frente em Muggelo
 17/09 - Carbone fechou final de semana 100% em Sugo
 16/09 - Ricci reage, e conquista sua 4ª pole na temporada da Pick Up Racing
 16/09 - ´Bacião´ o terror dos gaúchos na pista paranaense
 16/09 - Martins largará na pole position em Cascavel
 16/09 - Triunfo verde e amarelo em Sugo
 16/09 - Bakkerud venceu, e Valério estreou no pódio da F3 Britânica
 16/09 - Bartels/Bertolini largarão na frente pelo FIA GT
 16/09 - Confira o grid do FIA GT em Mugello
 15/09 - Zakspeed Saleen foi o melhor da GT1 no treino em Mugello
 15/09 - Confira os tempos do 1º treino do FIA GT na Itália

... 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados