Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 18/09 - Piquet estréia nesta terça-feira como ´Test Driver´ da Renault
 18/09 - FIA GT: vitória de Wendlinger/Peter na Itália
 18/09 - Confira o resultado completo da prova na Itália
 18/09 - Os números do FIA GT
 17/09 - Pick Up Racing: confira o resultado, e veja a classificação
 17/09 - Veja os números da Fórmula Truck
 17/09 - Martins ganhou a sonolenta prova de Cascavel
 17/09 - Wolfart venceu sua primeira prova pela Pick Up Racing
 17/09 - Bruno segue na terceira posição da tabela
 17/09 - Sob influência do DNA, Senna chegou na frente em Muggelo
 17/09 - Carbone fechou final de semana 100% em Sugo
 16/09 - Ricci reage, e conquista sua 4ª pole na temporada da Pick Up Racing
 16/09 - ´Bacião´ o terror dos gaúchos na pista paranaense
 16/09 - Martins largará na pole position em Cascavel
 16/09 - Triunfo verde e amarelo em Sugo
 16/09 - Bakkerud venceu, e Valério estreou no pódio da F3 Britânica
 16/09 - Bartels/Bertolini largarão na frente pelo FIA GT
 16/09 - Confira o grid do FIA GT em Mugello
 15/09 - Zakspeed Saleen foi o melhor da GT1 no treino em Mugello
 15/09 - Confira os tempos do 1º treino do FIA GT na Itália

... 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados