Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Paulista de Kart muda de local
Quarta-feira, 17 de Agosto de 2005
 
Em atendimento a solicitação dos pilotos, a Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) alterou na noite de ontem (terça-feira, 16 de agosto) o local da rodada dupla do Campeonato Paulista de Kart, válida pelas etapas 8 e 9 (19 e 20 de agosto). Marcada inicialmente para o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, a competição foi transferida para Aldeia da Serra. O motivo foi o desrespeito para com os competidores demonstrado pela administração do tradicional kartódromo paulistano.

Os kartistas foram surpreendidos nesta terça-feira, dia em que principalmente as equipes de outros estados começaram a chegar a Interlagos, com os novos procedimentos adotados pela administração. Pessoas se dizendo ligadas à administração do autódromo e à prefeitura (senhores Tuta, Marcão e Meloni) tentaram cobrar pelo estacionamento dos veículos das equipes. Além do fato de essa cobrança nunca ter sido feita, não houve qualquer aviso anterior sobre as novas medidas.

Mas as taxas não se constituíram no principal fator para o protesto dos kartistas. O que mais revoltou o grupo presente a Interlagos foi a postura dos funcionários classificada como ?arrogante?. Diante da argumentação dos responsáveis pelas equipes, os administradores ?convidaram? a todos a se retirar, sob a alegação de o kartismo não interessa para a prefeitura e que não serve para nada.

A atitude demonstrou total despreparo do pessoal que atua na área, que anteriormente estava sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes. Entretanto, de maneira até agora não explicada, foi transferida nesta gestão para o Anhembi.

Trata-se da primeira vez que uma praça aberta ao público - Projeto de Lei apresentado pelo nobre vereador Antônio Goulart - está sendo explorada por uma entidade de economia mista, cuja finalidade única e exclusiva é a de arrecadar taxas ou verbas a título de imposto. Todos são resquícios deixados pela administração anterior, que não foram substituídos sem que se saiba o motivo.

Diante desse quadro, pilotos e mecânicos se reuniram para expor a situação à Federação de Automobilismo de São Paulo, que imediatamente entrou em contato com a direção do Kartódromo de Aldeia da Serra. Embora o pedido tenha sido prontamente atendido no sentido de acolher a competição estadual, a programação precisou sofrer alguns ajustes. Isso porque na manhã de sábado haverá um evento previamente marcado para o kartódromo localizado na cidade de Barueri, região de Grande São Paulo. As largadas do Paulista, por esse motivo, acontecerão na tarde de sábado, com classificação na sexta.

A prova estava marcada para Interlagos a pedido do administrador Chico Rosa e a postura administrativa que ?expulsou? os kartistas do Kartódromo Ayrton Senna poderá ter conseqüências futuras, pois uma etapa do Campeonato Paulista de Kart, direta e indiretamente, envolve cerca de 1.500 pessoas.

No bojo do desenvolvimento que atinge o automobilismo brasileiro de maneira geral, o kartismo é grande gerador de empregos, desenvolvimento técnico e formador de talentos para o esporte. Especificamente em Interlagos, tem um papel social muito forte, tendo em vista que a modalidade dá emprego e gera recursos para diversas famílias das comunidades carentes da Zona Sul de São Paulo.

Em função do ocorrido, está sendo criada uma comissão que deverá interceder junto a Câmara Municipal. O objetivo é obter dos vereadores um esclarecimento sobre o interesse ou não na manutenção do kartódromo e do autódromo. Apesar de o problema estar inicialmente circunscrito ao kartódromo, uma anomalia dessa natureza poderá ter reflexos na própria existência do Autódromo Municipal José Carlos Pace. Para as pessoas cultas, o kartódromo é o ?berço? de todo piloto. Porém, para os que estão entendendo o kartismo como algo menor e dispensável, a inexistência do kartódromo poderia justificar, inclusive, o aniquilamento do próprio autódromo.

Por seu turno, a Federação de Automobilismo de São Paulo estará reunida com a direção do Anhembi, órgão do município onde está locado o complexo de Interlagos nesta gestão municipal, para tratar de assuntos relativos as provas no local e, sobretudo, sobre o desrespeito aos competidores de São Paulo e de várias partes do Brasil. O encontro se justifica por que os funcionários do kartódromo citaram especificamente a direção da empresa como a responsável pelas novas medidas administrativas.

Texto: Américo Teixeira Jr.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 15/09 - Ramires foi o mais veloz do dia em Cascavel
 14/09 - Weber fulo da vida com Alonso
 14/09 - Abertas as inscrições para o ?ano 10? da 500 Milhas
 13/09 - Fittipaldi defenderá a RC3 Bassani na volta à Stock Car
 13/09 - Prova em Erechim definiu títulos do Brasileiro
 12/09 - Rally de Erechim reuniu mais de mais de 55 mil espectadores
 12/09 - Resultado do Rali de Erechim - Completo
 12/09 - Resultado do Brasileiro em Erechim - Por categorias
 12/09 - Resultado do Brasileiro em Erechim - Completo
 12/09 - Resultado do Sul-americano em Erechim - Por categorias
 12/09 - Resultado do Sul-americano em Erechim - Completo
 11/09 - Quem já faturou títulos na Fórmula Indy
 11/09 - Veja a tabela completa da temporada
 11/09 - Primeiro critério de desempate deu o título a Hornish Jr
 10/09 - Desclassificação de Do Valle muda a tabela da Copa Clio
 10/09 - Ebrahim ganhou mais uma, desta vez em Londrina
 10/09 - Vitória de Bragantini Jr pela Copa Clio no ES
 10/09 - Os novos números da Copa Clio
 10/09 - Os números da Fórmula Renault após a prova no ES
 10/09 - Barba, cabelo e bigode de Nunes adiam a decisão na F-Renault

... 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados