Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/09 - Ramires foi o mais veloz do dia em Cascavel
 14/09 - Weber fulo da vida com Alonso
 14/09 - Abertas as inscrições para o ?ano 10? da 500 Milhas
 13/09 - Fittipaldi defenderá a RC3 Bassani na volta à Stock Car
 13/09 - Prova em Erechim definiu títulos do Brasileiro
 12/09 - Rally de Erechim reuniu mais de mais de 55 mil espectadores
 12/09 - Resultado do Rali de Erechim - Completo
 12/09 - Resultado do Brasileiro em Erechim - Por categorias
 12/09 - Resultado do Brasileiro em Erechim - Completo
 12/09 - Resultado do Sul-americano em Erechim - Por categorias
 12/09 - Resultado do Sul-americano em Erechim - Completo
 11/09 - Quem já faturou títulos na Fórmula Indy
 11/09 - Veja a tabela completa da temporada
 11/09 - Primeiro critério de desempate deu o título a Hornish Jr
 10/09 - Desclassificação de Do Valle muda a tabela da Copa Clio
 10/09 - Ebrahim ganhou mais uma, desta vez em Londrina
 10/09 - Vitória de Bragantini Jr pela Copa Clio no ES
 10/09 - Os novos números da Copa Clio
 10/09 - Os números da Fórmula Renault após a prova no ES
 10/09 - Barba, cabelo e bigode de Nunes adiam a decisão na F-Renault

... 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados