Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Reunião nesta segunda pode decidir o futuro da pista carioca
Domingo, 09 de Fevereiro de 2003
 
Numa reunião que vai ser realizada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o Prefeito da capital carioca César Maia e seu secretário de Esportes Ruy Cezar Miranda Reis poderão estar dando um passo definitivo em direção àquilo que já há muito tempo estão perseguindo: inviabilizar o uso do Autódromo Internacional Nelson Piquet para a disputa de corridas.

A dupla, que já tornou o uso da pista proibido através de um decreto que fechou o lugar a partir de meados de janeiro, e que através da cobrança de uma extorsiva taxa de R$ R$ 3.570,00 diários afugenta qualquer um que queira usar o traçado naqueles poucos momentos em que decidem liberá-lo, deve estar comemorando o fato de ter feito o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), acreditar que a área interna do circuito pode ser usada para a construção de quatro instalações destinadas à sede dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Nem contando o período que a pista inaugurada no dia 7 de agosto de 1977 vai ficar fechada para as obras, vai haver ainda mais um enorme problema depois que estas estiverem concluídas, uma vez que barreiras vão existir justamente nos pontos do traçado em que mais comumente há desgarradas de alguns carros.

Senão vejamos:

Justamente após a ?Primeira Perna do Esse?, o COB pretende construir um Velódromo (Nr. 1 na imagem); junto à segunda perna da mesma curva, o Comitê Olímpico quer erguer um Estádio de Atletismo (Nr. 2). Imediatamente após a saída da ?Curva 1?, deve surgir um Parque Aquático (Nr. 3), enquanto a área exatamente frontal à ?Curva Nonato? deve receber mais uma edificação, esta destinada ao abrigo de uma Arena Poliesportiva e para a disputa de jogos de Basquete (Nr. 4).

Diante de tudo isso, cabe a nós, e a qualquer um que goste de automobilismo, fazer ao respeitadíssimo Senhor Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman as seguintes indagações:

1) Porque usar a área interna do circuito para a realização das obras, sendo que o próprio bairro de Jacarepaguá tem tantos outros lugares com área mais que suficiente para elas?.

2) Teria a brilhante idéia de usar a área do circuito partido de cabeças internas ao COB, ou há nisso alguma influência do Ilustríssimo Senhor Prefeito da capital carioca?.

3) Teria o Senhor Carlos Arthur Nuzman noção de quão perigoso é para qualquer praticante de automobilismo ou motociclismo a existência de qualquer coisa que não gramado ou, na pior das hipóteses, pneus de proteção em áreas de escape de um circuito, e consciência de que edificações tiram do piloto qualquer possibilidade de visualização de pontos importantes da pista?.

4) Porque, Senhor Carlos Nuzman, Vossa Senhoria, pessoa que já prestou serviços relevantes ao esporte, pretende para a realização do Pan, inviabilizar o uso de uma praça usada para a prática da modalidade esportiva que mais glórias conferiu a nosso país?, e,

5) Como ficará a situação do público de competições após o Pan, tendo à frente ?elefantes brancos? que o impedirá de assistir às corridas?.

Toda a coletividade automobilística espera que o Comitê Olímpico Brasileiro reveja seus planos de localização dos complexos a princípio sediados dentro do Autódromo.

Não porque achemos que as atividades esportivas comandadas pela Confederação dirigida pelo Sr. Nuzman não tenham importância, ou porque não queiramos que o Rio, ou qualquer outra cidade de nosso país sedie o Pan.

Apenas acreditamos piamente que esportes podem perfeitamente subsistir sem a necessidade de canibalizar os demais.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/09 - Classificação final da temporada da GP2 (Completa)
 10/09 - Pantano fechou com vitória a temporada
 10/09 - Confira os números do ?circo?
 10/09 - Michael desconta desvantagem para Alonso
 10/09 - Confirmada a venda da Midland
 09/09 - Lewis fechou a melhor volta, e pulverizou as chances de Nelson
 09/09 - Nunes sairá na pole pela F-Renault
 09/09 - Troca de ´Guard-rails´ atrasa a programação em solo capixaba
 09/09 - Bragantini vai encabeçar o grid em Vitória
 09/09 - Fábio Ebrahim sai na pole position em Londrina
 09/09 - F-Renault: Soares na frente no terceiro treino no ES
 09/09 - Piquet descontou mais dois pontos em relação a Hamilton
 09/09 - Mais uma vez Bragantini
 09/09 - Bragantini na frente no segundo treino da Clio
 09/09 - Soares comandou o segundo treino da Fórmula Renault
 09/09 - Raikkonen roubou a cena na classificatória em Monza
 09/09 - Frediani dominou pela Clio nas ruas capixabas
 09/09 - Nunes foi o melhor pela F-Renault nas ruas de Vitória
 08/09 - Piquet conquistou a pole, e se aproximou ainda mais de Hamilton
 07/09 - Em ritmo acelerado, CBA está completando 45 anos

... 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados