Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/09 - Prova do domingo será a 22ª da história do Brasileiro
 06/09 - Londrina viverá ´Avant-premiére´ da 500 Milhas
 06/09 - São 51 os carros inscritos para a prova em Erechim
 06/09 - Veja os inscritos para a prova em Erechim
 06/09 - Heikki será o oitavo finlandês a competir no ´circo´
 06/09 - Renault anunciou seus pilotos para a próxima temporada
 06/09 - Londrina viverá ´Avant-premiére´ da 500 Milhas
 05/09 - Confira a pontuação do FIA GT
 05/09 - Biagi/Davies e Melo Jr/Bobbi venceram a 100ª prova do FIA GT
 05/09 - FIA GT: Veja o resultado completo da prova na França
 05/09 - Herr venceu de novo, e Kleinubing manteve o topo na tabela
 05/09 - McNish/Capello conquistaram o título na ALMS
 04/09 - Quem venceu quanto no WRC
 04/09 - País do recordista contabiliza mais vitórias no WRC
 04/09 - Loeb derrotou Gronholm, e já é o maior vencedor no WRC
 04/09 - Müller e Huff venceram pelo WTCC em Brno
 04/09 - Os números do WTCC
 04/09 - WTCC: resultado da segunda corrida em Brno
 04/09 - WTCC: resultado da primeira corrida em Brno
 04/09 - Risatti é cada vez mais líder no Espanhol

... 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados