Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/09 - Prova do domingo será a 22ª da história do Brasileiro
 06/09 - Londrina viverá ´Avant-premiére´ da 500 Milhas
 06/09 - São 51 os carros inscritos para a prova em Erechim
 06/09 - Veja os inscritos para a prova em Erechim
 06/09 - Heikki será o oitavo finlandês a competir no ´circo´
 06/09 - Renault anunciou seus pilotos para a próxima temporada
 06/09 - Londrina viverá ´Avant-premiére´ da 500 Milhas
 05/09 - Confira a pontuação do FIA GT
 05/09 - Biagi/Davies e Melo Jr/Bobbi venceram a 100ª prova do FIA GT
 05/09 - FIA GT: Veja o resultado completo da prova na França
 05/09 - Herr venceu de novo, e Kleinubing manteve o topo na tabela
 05/09 - McNish/Capello conquistaram o título na ALMS
 04/09 - Quem venceu quanto no WRC
 04/09 - País do recordista contabiliza mais vitórias no WRC
 04/09 - Loeb derrotou Gronholm, e já é o maior vencedor no WRC
 04/09 - Müller e Huff venceram pelo WTCC em Brno
 04/09 - Os números do WTCC
 04/09 - WTCC: resultado da segunda corrida em Brno
 04/09 - WTCC: resultado da primeira corrida em Brno
 04/09 - Risatti é cada vez mais líder no Espanhol

... 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados