Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/08 - Pescarolo é campeã, e Erdos festeja mais uma vitória
 30/08 - Veja os resultado da prova inglesa da ALMS
 29/08 - Bélgica volta, e San Marino está fora da programação de 2007
 29/08 - Ingressos para o ´Super Prime? do Rally de Erechim estão à venda
 29/08 - Errata na pontuação da F-Atlantic
 29/08 - Oshima e Sutil venceram rodada com dois pódios brazucas no Japão
 29/08 - Heinen quebrou seqüência de triunfos de Ricci na Pick Up Racing
 28/08 - Vitória de Rahal adiou decisão na F-Atlantic
 28/08 - Bourdais chegou na frente em Montreal
 28/08 - Castro Neves volta à liderança na inédita vitória de Marco Andretti
 28/08 - Os números da F-3 Britânica
 28/08 - Conway e Jarvis venceram em Brands Hatch
 27/08 - Alonso e Renault seguem no topo das tabelas
 27/08 - O verde e amarelo voltou a brilhar no ?circo?
 27/08 - Todas as vitórias brazucas no "circo"
 26/08 - Dixon vai encabeçar o grid em Sonoma
 26/08 - Bourdais confirmou a pole, e Allmendinger larga a seguir
 26/08 - ´Em casa´, Hinchcliffe garantiu a pole na F-Atlatic
 26/08 - Piquet voltou a vencer pela GP2
 26/08 - Gounon, Fisken e Frei largam na pole em Donington

... 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados