Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/08 - Jarvis sairá na frente na segunda prova em Brands Hatch
 26/08 - Conway conquista mais uma pole na F3 Britânica
 26/08 - Massa estréia como pole position do ?circo?
 26/08 - Michael superou Fernando no último treino
 25/08 - Pagenaud dominou a primeira classificatória da F-Atlantic
 25/08 - Bourdais é o pole provisório em Montreal
 25/08 - Piquet conquistou mais uma pole na temporada
 25/08 - Senna foi o melhor do dia nos treinos em Brands Hatch
 25/08 - Estreante, Vettel foi o mais veloz da sexta-feira
 24/08 - Bazzo Competições terá Khodair na rodada da Pick Up Racing
 24/08 - Circuito do Estoril sediará etapa única da ETCC Cup
 24/08 - Piquet devolverá oficialmente administração do Autódromo
 23/08 - Pizzonia volta a correr na categoria
 23/08 - Da Matta deixou UTI, mas ainda não há previsão de alta
 23/08 - Porre pode mudar destino de Raikkonen
 23/08 - Representante da A1GP visitou o Autódromo de Brasília
 23/08 - Clima de perplexidade no prosseguimento do Paulista
 23/08 - Confira os resultados das provas em Interlagos
 22/08 - Vistoria pode trazer a A1GP para Brasília
 21/08 - Começou a venda por telefone dos ingressos para o GP Brasil

... 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados