Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Brawn, pneus vão decidir a prova malaia do ?circo?
Quinta-feira, 20 de Março de 2003
 
Nem o Diretor Técnico da Ferrari Ross Brawn, nem os demais integrantes da equipe italiana esqueceram o GP da Malásia do ano passado, quando a Williams conquistou um ?1-2? encabeçado por Ralf Schumacher e completado por Juan Pablo Montoya principalmente em função da maior eficácia demonstrada pelos pneus da francesa Michelin que calçam os carros do time inglês.

E a escolha dos pneus será, segundo Brawn, um fator determinante do resultado da segunda corrida do Mundial 2003, que vai ser disputada neste domingo em Sepang, na Malásia.

A Ferrari calça seus carros com os compostos da japonesa Bridgestone, com quem o time sediado em Maranello tem trabalhado cada vez mais em conjunto no sentido de desenvolver pneus apropriados para cada uma das pistas por onde vai passar o ?circo?.

"Nós continuamos trabalhando muito próximos da Bridgestone, e depois do que aconteceu aqui (na Malásia) na temporada passada, a verdade é que fizeram um bom trabalho desenvolvendo um tipo de pneus mais consistente e que dura mais? disse Brawn, que emendou: "Magny Cours é outro circuito no qual os pneus sofrem bastante, e a verdade é que o rendimento dos compostos da Bridgestone foi fantástico já que superamos aos Michelin em seu próprio terreno?, recorda.

Ross Brawn se diz otimista para a prova deste final de semana, tanto pela eficácia dos pneus Bridgestone quanto pelo regulamento relativo aos pneus desta temporada, que pode significar alguma vantagem?.

"As equipes agora só podem dispor de dois tipos pneus para seco por prova, mas é verdade que podem fazer sua própria escolha tanto de composto como de construção?, ressaltou Brawn, contando que a equipe na qual trabalha fez a escolha dos compostos para este final de semana num treino que aconteceu em Fiorano depois da corrida de abertura do campeonato disputada na Austrália.

"O novo regulamento implica que a Bridgestone poderia ver-se obrigada a fabricar até dez tipos diferentes de pneus para uma mesma corrida, já que ela fornece para cinco equipes. Mas, o lado positivo desta mudança nas regras é que já não há mais a preocupação em produzir mais um tipo de composto mais global, que leve em conta as sugestões de todas as equipes. Agora a resposta é muito mais rápida. Agora podemos testar e escolher um pneu entre um e outro Grande Prêmio, e tê-lo na prova seguinte?, disse Brawn.

Os treinos, já com vistas à corrida


Sobre a modificação regulamentar que transformou a volta classificatória praticamente na primeira do Grande Prêmio, Ross Brawn disse: ?De fato, nossa preparação durante o final de semana é toda voltada para a corrida, assim que escolhemos os pneus para seco já pensando no domingo?, ele disse, emendando que ?uma vez na pista, decidimos quais pneus vamos usar nos treinos oficiais e na prova, já que temos de escolher pneus consistentes, uma vez que os da classificação são os mesmos que serão usados na largada para a corrida?, lembrou.

Falando sobre a prova deste final de semana Ross Brawn disse: ?A pista de Sepang absorve muito o calor, e é extremamente severa com os pneus. A princípio, é necessário sair com compostos macios para terem aderência, mas não podem ser extremamente moles, já que o desgaste seria tremendo. A verdade é que a escolha fica comprometida. Nós tivemos de optar por uma filosofia que nos leve a conseguir pneus mais duráveis, apesar de que, por outro lado, a nova regulamentação leva-nos a pensar em sentido contrário, a pensar que os pneus não devam ser usadas demais, evitando as provas com uma única parada nos boxes?, finalizou.

A limitação dos pneus para chuva

Ross Brawn lembrou que a nova regulamentação a respeito do uso de pneus próprios para piso molhado pode causar algum transtorno no GP deste final de semana: ?Na Malásia você pode ser surpreendido por uma tempestade que forma uma enorme cortina d?água, que some depois de dez voltas. Porém, com apenas uma opção de pneus para piso molhado, é impossível cobrir todo o rosário de imprevistos que possam surgir?, disse, ressaltando que ?Deve-se decidir entre escolher um composto para um circuito totalmente molhado ou para uma pista úmida, o que vai fazê-lo acertar ou arruinar uma prova. Nós optamos por um composto intermediário, mas a verdade é que isso não é a solução ideal, concluiu?.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/08 - Jarvis sairá na frente na segunda prova em Brands Hatch
 26/08 - Conway conquista mais uma pole na F3 Britânica
 26/08 - Massa estréia como pole position do ?circo?
 26/08 - Michael superou Fernando no último treino
 25/08 - Pagenaud dominou a primeira classificatória da F-Atlantic
 25/08 - Bourdais é o pole provisório em Montreal
 25/08 - Piquet conquistou mais uma pole na temporada
 25/08 - Senna foi o melhor do dia nos treinos em Brands Hatch
 25/08 - Estreante, Vettel foi o mais veloz da sexta-feira
 24/08 - Bazzo Competições terá Khodair na rodada da Pick Up Racing
 24/08 - Circuito do Estoril sediará etapa única da ETCC Cup
 24/08 - Piquet devolverá oficialmente administração do Autódromo
 23/08 - Pizzonia volta a correr na categoria
 23/08 - Da Matta deixou UTI, mas ainda não há previsão de alta
 23/08 - Porre pode mudar destino de Raikkonen
 23/08 - Representante da A1GP visitou o Autódromo de Brasília
 23/08 - Clima de perplexidade no prosseguimento do Paulista
 23/08 - Confira os resultados das provas em Interlagos
 22/08 - Vistoria pode trazer a A1GP para Brasília
 21/08 - Começou a venda por telefone dos ingressos para o GP Brasil

... 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados