Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/08 - Veja os números da F-Atlantic
 14/08 - Allmendinger ganhou a corrida nas ruas do Colorado
 13/08 - Rali da Graciosa: confira as fotos
 13/08 - Hornish Jr vence e retoma a liderança da tabela
 13/08 - Inglês fez crescer sua vantagem sobre o brasileiro
 13/08 - Conway impôs duas derrotas a Senna em Silverstone
 13/08 - Cai a diferença de Bueno. Camilo se isola na terceira posição
 13/08 - Camilo foi imbatível na disputa em Pinhais
 13/08 - Confira os números da V8 Light
 13/08 - Silva: 100% na passagem da TC2000 por Curitiba
 13/08 - Kleinubing sai na frente pelo Norte-americano de Turismo
 13/08 - Marcos Gomes festeja sua terceira vitória na temporada da V8 Light
 13/08 - Castro Neves comandará o grid na prova de logo mais
 13/08 - Silva venceu a primeira prova do TC 2000 em Curitiba
 12/08 - Polehtto ganhou a prova deste sábado pela Júnior
 12/08 - Pole é a quarta de Thiago Camilo na categoria
 12/08 - Camilo garante a saída na frente pela V8
 12/08 - Conway sairá na frente na segunda prova em Silverstone
 12/08 - Landi garantiu a saída na frente pela V8 Light
 12/08 - Polehtto sairá na frente na prova de logo mais

... 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados