Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Super GT: João Paulo de Oliveira entra na reta final do campeonato em Fuji
Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009
 
Brasileiro está bem posicionado na briga pelo título da principal categoria de carros esportivos do Oriente, mas lamenta mudança de regulamento durante a competição

Aproximando-se do final da temporada, o Campeonato Japonês de Super GT entra neste fim de semana (12-13/09) em seu decisivo terço final, com a disputa da sexta etapa no autódromo de Fuji. Um dos principais candidatos ao título é o brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan), que está a apenas 11 pontos do líder Satoshi Motoyama (JAP), sobrando ainda 60 pontos em disputa até o fim do ano. “A corrida de Fuji nesse fim de semana será crucial na busca do título. É um circuito que sempre me dei muito bem e nosso conjunto deve funcionar lá”, analisa o piloto.

A principal marca do campeonato em 2009 é equilíbrio. Em seis provas, foram cinco vencedores diferentes e ninguém ocupou por mais de duas vezes as duas primeiras posições no pódio. Mesmo com esses números, João Paulo está confiante numa boa apresentação no traçado de 4.563 metros de Fuji, que nos últimos dois anos sediou o GP do Japão de F1.

Na terceira etapa, também disputada nesta pista, ele liderou o começo da prova e quase subiu ao pódio com seu Nissan GT-R. “Na última corrida que tivemos lá terminamos em quarto, mas com o carro mais pesado do grid, pois liderávamos a classificação do campeonato. Dessa vez estaremos mais leves” exclama JP, como ele é conhecido no Oriente.

Para as três últimas corridas do ano, os critérios para a colocação do lastro nos carros mudarão. Os pilotos carregarão agora o mesmo número de pontos ganhos em quilos extras em seus carros, em vez de levar o dobro, como aconteceu até a última corrida. Assim o peso dos líderes será mais equiparado com o dos competidores não tão bem posicionados na tabela de pontuação.

Com muitos atrativos, a expectativa é de que a prova tenha arquibancadas lotadas durante todo o fim de semana. “Na terceira etapa em Fuji tivemos 78.500 pessoas. Dessa vez, esperamos ainda mais por ser uma corrida mais importante para o campeonato”, completa João Paulo.

Mudança de regulamento

Uma notícia de última hora não foi muito bem recebida por João Paulo de Oliveira e pelos demais competidores da Nissan. A organização do campeonato acatou uma reclamação da Toyota e da Honda acerca do bom desempenho do GT-R e decidiu liberar um restritor de ar maior para o motor dos carros das duas montadoras. Além desta peça menos eficiente, os GT-R já são obrigados a ter um peso mínimo 30 kg maior do que a concorrência.

“Com o restritor maior, nossas duas rivais vão ganhar muito mais velocidade em reta, justamente numa pista que tem a reta dos boxes com quase 1,5 km, onde isso faz diferença. É uma pena, pois certamente isso nos prejudicará neste fim de semana”, se lamenta JP.

Confira a classificação da Super GT após seis etapas:

1) Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 48;
2) Benoit Treluyer (FRA), Nissan GT-R (B), 43;
3) Andre Lotterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 42;
4) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 41;
5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 40;
5) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 40;
7) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 37;
8) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 34;
9) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 33;
10) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 32;
11) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 32;
12) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 21;
12) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 21;
14) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 20;
15) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;
16) Michael Krumm (ALE), Nissan GT-R (B), 5;
17) Katsutomo Kaneishi (JAP), 1.

Siga www.twitter.com/jpdeoliveira
Visite: http://web.me.com...
Visite: www.supergt.net

Vídeo explicando sobre o carro da Super GT: http://www.youtube.com/user/jpaulojp12#play/uploads/6/nbpUTfX3A2I

Veja disputa em Fuji entre Oliveira, Lotterer e Motoyama, quatro vezes vencedor da categoria:
http://bit.ly/18PVUT
http://www.youtube.com/watch?v=66R6-zTp6pg&feature=related

Mais vídeos de João Paulo de Oliveira no youtube:
http://www.youtube.com/user/jpaulojp12
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 11/08 - Pruett/Diaz venceram pela GrandAm em Watkings Glen
 11/08 - Riberi venceu a 11ª prova da Júnior
 11/08 - Camilo voltou a ser o mais rápido na V8
 11/08 - Polehtto sairá na frente pela Júnior
 11/08 - Fogarty/Gurney largarão da pole position em Watkings Glen
 11/08 - O ?local? Kaesemodel terminou na frente o terceiro treino da V8 Light
 11/08 - Razia iniciou um ?Tour? pela Europa
 11/08 - Camilo dominou na abertura dos treinos da V8
 11/08 - Schlegelmilch largará na pole. Thomaz será o 3º no grid
 11/08 - Daniel foi o melhor no segundo treino da V8 Light
 11/08 - Riberi segue na frente pela Júnior
 10/08 - Landi comandou o treino da quinta-feira pela V8 Light
 10/08 - Riberi foi o nome nos treinos da Júnior
 10/08 - Melo Júnior priorizará a disputa do FIA GT
 10/08 - De folga, pilotos da GP2 fazem as contas
 09/08 - Piquet, Chanoski e Fraga movimentaram os rankings
 09/08 - Equipe confirma saída de Christian Fittipaldi
 09/08 - Coluna de Max Mosley passa a ser publicada no site oficial do GP Brasil
 09/08 - Losacco pode garantir presença nos playoffs
 09/08 - Haberfeld e Fernandez retornam confiantes a Watkins Glen

... 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados