Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/08 - Sai Villeneuve, entra Kubica
 01/08 - Os resultados das provas do WTCC no México
 01/08 - Os números do Mundial de Turismo
 01/08 - Tavano e Farfus Júnior venceram na rodada mexicana do WTCC
 01/08 - Os preços dos ingressos para a rodada brasileira
 31/07 - Sertões: Marcos Baumgart e Beco Andreotti chegam em terceiro no dia
 31/07 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo ficam em sexto na Production
 31/07 - Castro Neves venceu e voltou à liderança
 30/07 - Reinaldo Varela e Marcos Macedo chegam à frente na quarta etapa do Sertões
 30/07 - Marcos Baumgar e Beco Andreotti garantem o primeiro lugar na protótipos
 30/07 - Marcos Baumgart e Beco Andreotti assumem o quarto lugar na geral do Sertões
 29/07 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo assumem a liderança
 29/07 - Sertões: Juca Bala fica em oitavo entre as motos
 29/07 - Equipes enfrentam o Jalapão no terceiro dia do Rally dos Sertões
 28/07 - Salvini Racing é líder da categoria T4 -2 do Sertões
 28/07 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo garantem o 3o. lugar na Production
 28/07 - Spinelli e Vívolo vencem no segundo dia dos Sertões
 26/07 - Prova será a 21ª da história do Brasileiro
 26/07 - Roteiro completo do 14o. Rally Internacional dos Sertões
 26/07 - Prólogo vale com primeira especial para o Sertões

... 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados