Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Rafael Suzuki termina ano como o mais rápido da Fórmula 3 Alemã em Valencia
Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008
 
Suzuki teve temporada de sucesso no exterior em 2008 (Foto: Divulgação)
Brasileiro disputou com sucesso em 2008 as Fórmula 3 Asiática e a Alemã

No encerramento das atividades de 2008, o brasileiro Rafael Suzuki (SV Labs) foi novamente o mais rápido entre os competidores da Fórmula 3 Alemã em testes coletivos realizados nesta quarta-feira (17/12) em Valencia, na Espanha. ?O carro evoluiu de ontem para hoje. Testamos vários tipos de configurações e o equilíbrio estava fantástico nas curvas de alta?, explica o piloto que foi o mais rápido entre os que competem com motores Opel e utilizam a versão de 2007 dos chassis Dallara para a F3.

Rafael Suzuki terminou o dia na quarta colocação, atrás apenas de pilotos que competem na F3 Inglesa. ?Eles utilizam um carro mais modernos e pneus melhores, mas nos aproximamos ainda mais deles?, lembra o piloto que foi o sétimo colocado na terça-feira. Apesar de testar apenas um jogo de pneus novos, ele ficou muito satisfeito com os resultados dos treinos. ?Senti muita confiança com os compostos novos. Nosso ritmo está bom e o carro está reagindo muito bem. Definitivamente evoluímos muito do final da temporada para cá?, avalia o titular da Performance Racing.

Foi um excelente final para sua primeira temporada dedicada inteiramente às competições de carro. O piloto da SV Labs mostrou que tem qualidade e potencial para fazer sucesso no automobilismo. No ano de 2008, Suzuki anotou poles e venceu corrida na F3 Asiática, também largou na frente e subiu no pódio na F3 Alemã, além de ser o vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Shifter Kart.

Após ganhar a Seletiva Petrobras de Kart em 2007, Rafael decidiu investir o seu prêmio em sua carreira e foi disputar a temporada 2007/2008 da Fórmula 3 Asiática, seu primeiro campeonato completo com monopostos. Após um período de adaptação aos carros e aos países, o piloto paulista começou a colher resultados. ?Foi uma experiência fundamental. Os resultados foram melhores do que eu esperava?, conta.

O auge foi durante a 13ª etapa, no desafiador e seletivo circuito de Batangas, nas Filipinas. A prova marcou sua primeira vitória da carreira. ?Fiz uma temporada sem muita pressão e aprendi muito em pistas difíceis e correndo contra pilotos bons e experientes?, lembra o piloto. Durante o campeonato, Suzuki largou três vezes em primeiro e subiu no pódio 13 vezes em 18 provas.

Com o aprendizado e bagagem adquiridos na F3 Asiática, Rafael partiu para um desafio maior e mais difícil. Ele se juntou a equipe sueca Performance Racing e participou da F3 Alemã, umas das principais competições da categoria no mundo. O início num país novo, num campeonato novo e sem ter feito pré-temporada foi difícil. ?Foi um grande desafio. Entrar num campeonato europeu sem treinar e sem conhecer as pistas, o carro e a equipe, dificultou bastante as coisas no início?, garante.

Mas no decorrer da competição, com mais experiência e tempo de pista, os resultados começaram a aparecer. ?No decorrer das corridas conseguimos encontrar o ritmo. Na etapa de abertura era difícil largar entre os 10 primeiros, mas na oitava prova estávamos na pole e subindo no pódio?, recorda Suzuki. Após 18 corridas, ele alcançou duas poles, dois pódios, liderou corridas e terminou como o melhor representante dos motores Opel no certame. ?O ambiente na equipe foi muito bom e eu só tenho a agradecer pela nossa evolução durante o ano?, completa.

Além dos monopostos, Suzuki não deixou de lado sua maior paixão, o kart. Ele disputou o Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, certame de karts com marcha, e ficou com o vice-campeonato. ?O desafio de competir de kart em alto nível sempre me atrai. Claro que eu busquei a vitória, mas pelas circunstâncias foi bem razoável?, conta. A competição foi disputada no Kartódromo de Itu, interior de São Paulo.

Suzuki ainda não fechou o acordo para seguir na Performance Racing na temporada de 2009 da F3 Alemã, mas já está ansioso para o início da competição. A equipe vai trocar os motores Opel pelos Volkswagen. ?Não vejo a hora de chegar 2009. Sem dúvida estaremos com um pacote muito mais competitivo?, finaliza.

Assim ficou o último dia de treinos em Valencia:

1 - Roberto Merhi, Dallara308/Mercedes - Fortec - 1.27.883
2 - Daisuke Nakajina, Dallar308/Mercedes - Raikkonnen - 1.28.759
3 - Max Chilton, Dallara308/Volkswagen - Carlin - 1.28.920
4 - Rafael Suzuki, Dallara307/Opel - Performance - 1.29.062
5 - Francesco Castellachi, Dallara308/Mercedes - Fortec - 1.29.206
6 - Henkie Waldschimidt, Dallara308/Mercedes - SG - 1.29.580
7 - Stephan Richelmi, Dallara308/Volkswagen - RC - 1.29.609
8 - Jon Lancaster, Dallara308/Mercedes - SG - 1.29.616
9 - Kevin Mirocha, Dallara308/Mercedes - HBR -1.29.657
10 - Oliver Oakes, Dallara308/Mercedes - Carlin - 1.29.731
11 - Brendon Hartley, Dallara308/Volkswagen - Carlin - 1.29.818
12 - N.Maliepaard, Dallara307/Volkswagen - Van Amesfoort - 1.29.904
13 - Vasiliauskas Kazimieras , Dallara308/Fiat - BVM Target - 1.29.994
14 - Bruno Mendez, Dallara308/Fiat - Campos - 1.30.445
15 - Johnny Cecotto, Dallara308/Mercedes - HBR -1.30.787
16 - Adrian Campos, Dallara308/Fiat - Campos - 1.30.838
17 - Leonardo Cordeiro, Dallara308/Fiat - BVM Target - 1.31.416
18 - Felix Porteiro, Dallara308/Mugen - Porteiro - 1.31.611
19 - Samuelle Buttarelii, Dallara308/Fiat - De Villota - 1.31.673
20 - Frederico Leo, Dallara308/Volkswagen - RC - 1.31.980
21 - Willian Zollo, Dallara306/Fiat - West Tec - 1.33.440

O Campeonato Asiático de F-3 terminou assim após 18 etapas:

1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica, 322 pontos;
2°) Matthew Howson (PTRS), Inglaterra, 239;
3°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil, 221;
4°) Hamad Al Fardan (GFH Bahrain), Bahrain, 126;
5º) Ed Pead (Aran Racing), Inglaterra, 64;
6º) Niall Quinn (Aran Racing), Irlanda, 47;
7º) Leonardo Valois (Aran), Colombia, 38;
8°) Arturo Gonzalez (Aran Racing), México, 34;
8º) Roland Hermoso (Speedtech), México, 34;
10º) Don Tacos (Speedtech), Inglaterra, 30.

Classificação final da F3 Alemã após 18 etapas:

1) Fréderic Vervisch/BEL, Dallara F307/Mercedes, 120 pontos;
2) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 99;
3) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, 99;
4) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 85;
5) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F307/Honda, 73;
6) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Mercedes, 56;
7) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 55;
8) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 54;
9) Federico Leo/ITA, Dallara F 307/Honda, 23;
10) Max Nilsson/SUE, Dallara F307/Opel, 20;
11) Philipp Eng/AUT, Dallara F307/Mercedes, 18;
12) Hamad Al Fardan/BRN, Dallara F307/Mercedes, 13;
13) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, 8;
14) Rahel Frey/SUI, Dallara 307/Volkswagen, 5;
15) David Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 5;
16) Gary Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 4;
17) Jenz Hoing/ALE, Dalara F307/Mercedes, 1 ponto.

Confira os 10 primeiros do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart:

1) Danilo Dirani (SP), 24min17s953;
2) Rafael Suzuki (SP), à 6s424;
3) Sérgio Jimenez (SP), à 8s447;
4) João Gonçalves (SP), à 13s818;
5) André Sousa (SP), à 18s364;
6) William Freire (SP), à 24s306;
7) Wagner Ebrahim (PR), à 33s123;
8) João Jardim (SP), à 34s604;
9) Francisco Weiler (SP), à 46s568;
10) Emilio Ianez (M) (SP), à 49s301.

Visite www.rafaelsuzuki.com.br
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 01/08 - Os resultados das provas do WTCC no México
 01/08 - Os números do Mundial de Turismo
 01/08 - Tavano e Farfus Júnior venceram na rodada mexicana do WTCC
 01/08 - Os preços dos ingressos para a rodada brasileira
 31/07 - Sertões: Marcos Baumgart e Beco Andreotti chegam em terceiro no dia
 31/07 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo ficam em sexto na Production
 31/07 - Castro Neves venceu e voltou à liderança
 30/07 - Reinaldo Varela e Marcos Macedo chegam à frente na quarta etapa do Sertões
 30/07 - Marcos Baumgar e Beco Andreotti garantem o primeiro lugar na protótipos
 30/07 - Marcos Baumgart e Beco Andreotti assumem o quarto lugar na geral do Sertões
 29/07 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo assumem a liderança
 29/07 - Sertões: Juca Bala fica em oitavo entre as motos
 29/07 - Equipes enfrentam o Jalapão no terceiro dia do Rally dos Sertões
 28/07 - Salvini Racing é líder da categoria T4 -2 do Sertões
 28/07 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo garantem o 3o. lugar na Production
 28/07 - Spinelli e Vívolo vencem no segundo dia dos Sertões
 26/07 - Prova será a 21ª da história do Brasileiro
 26/07 - Roteiro completo do 14o. Rally Internacional dos Sertões
 26/07 - Prólogo vale com primeira especial para o Sertões
 26/07 - Projeto Social começa beneficiando 10 escolas no Rally dos Sertões 2006

... 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados