Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sem testes, Hungaroring é um desafio para os fabricantes de pneus
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2002
 
Como os testes estiveram proibidos pela FIA desde a realização do Grande Prêmio da Alemanha, há 3 semanas, os fabricantes de pneus chegam à Hungria sem que os compostos que serão fornecidos a seus clientes tenham sido submetidos a ensaios que possam avalizar a durabilidade nas exigentes condições do traçado de Hungaroring, onde no domingo será disputado o 13º dos 17 GPs previstos pelo calendário da Formula 1.

Sem outra alternativa, os engenheiros tanto da japonesa Bridgestone quanto da francesa Michelin tiveram de desenvolver os pneus que serão usados na prova de 77 voltas dentro de seus laboratórios, com base em dados coletados nas corridas anteriormente disputadas na pista húngara de 3.975 metros.


"Não temos muitas novidades a anunciar", admite Pierre Dupasquier, Diretor de Motorsport da Michelin, que falou sobre o palco da prova do final de semana: "Hungaroring é um circuito que requer altos níveis de carga aerodinâmica, que conta com duas curvas de 180 graus, e com uma série de curvas muito fechadas, similares às de Montreal, porém sem as retas que existem no circuito canadense", diz o francês, para quem a tática a ser adotada pelas equipes será a de duas paradas durante a corrida "a melhor estratégia, como comprovado no ano passado", ele diz.

Ainda segundo Dupasquier, a média horária não é a principal dificuldade no circuito da Hungria "Onde a velocidade média por volta é relativamente baixa, uns 185 km/h". Ao ver do Engenheiro, o que dificulta o desenvolvimento dos compostos ideais para o Hungaroring é que "A pista não é muito utilizada, o que torna necessário gerar o máximo possível de aderência, mas levando em conta o quanto o asfalto é abrasivo em condições de altas temperaturas como as que são esperadas", falou, frisando que em função das poucas ultrapassagens que deverão acontecer "É fundamental uma boa posição no grid".

Dupasquier prosseguiu contando que: "Nas duas opções de pneus para seco que levamos ao Hungaroring empregamos novas técnicas para a produção dos compostos, que basicamente levaram em conta a durabilidade e a aderência", terminou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/07 - Ekström foi o melhor da sexta-feira no Norisring
 21/07 - Os tempos do treino extra em Londrina
 20/07 - Veja os resultados das provas em Londrina
 20/07 - Veja a programação para Londrina
 20/07 - DTM terá casa cheia em Norisring
 19/07 - Speed Show troca Salvador por Curitiba
 19/07 - Resultados da da Copa Fusca
 19/07 - Resultado da Stock Car Paulista
 19/07 - Resultado da Spyder Race
 19/07 - Resultado da CTC Pick Up
 19/07 - Resultados do Paulista de Marcas e Pilotos
 19/07 - Resultado da Fórmula São Paulo
 19/07 - Resultados da Super Classic
 19/07 - Resultados da GT3 Cup Challenge
 17/07 - Biela/Pirro venceram pela ALMS, Melo Júnior faturou na ?GT2?
 17/07 - Mesmo sob chuva, bom público assistiu a mais uma vitória de Ricci
 16/07 - Ramires ganhou a disputa em Campo Grande
 16/07 - Lapenna ganhou pela quarta vez na temporada da F-Renault
 16/07 - Ebrahim voltou a vencer na Super Clio
 16/07 - Conway venceu também a segunda prova

... 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados