Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 21/07 - Ekström foi o melhor da sexta-feira no Norisring
 21/07 - Os tempos do treino extra em Londrina
 20/07 - Veja os resultados das provas em Londrina
 20/07 - Veja a programação para Londrina
 20/07 - DTM terá casa cheia em Norisring
 19/07 - Speed Show troca Salvador por Curitiba
 19/07 - Resultados da da Copa Fusca
 19/07 - Resultado da Stock Car Paulista
 19/07 - Resultado da Spyder Race
 19/07 - Resultado da CTC Pick Up
 19/07 - Resultados do Paulista de Marcas e Pilotos
 19/07 - Resultado da Fórmula São Paulo
 19/07 - Resultados da Super Classic
 19/07 - Resultados da GT3 Cup Challenge
 17/07 - Biela/Pirro venceram pela ALMS, Melo Júnior faturou na ?GT2?
 17/07 - Mesmo sob chuva, bom público assistiu a mais uma vitória de Ricci
 16/07 - Ramires ganhou a disputa em Campo Grande
 16/07 - Lapenna ganhou pela quarta vez na temporada da F-Renault
 16/07 - Ebrahim voltou a vencer na Super Clio
 16/07 - Conway venceu também a segunda prova

... 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados