Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/07 - Vitória recolocou Moraes no topo da tabela
 16/07 - Barba, cabelo e bigode do Conway em Snetterton
 16/07 - Vitte ganhou pela primeira vez na Copa Clio
 16/07 - Schumacher chegou na frente em solo francês
 16/07 - Moraes se reencontrou com a vitória
 15/07 - Dixon comandou o "1-2" da Chip Ganassi
 15/07 - Vitória brasileira na inauguração de traçado no Utah
 15/07 - Ramires surpreendeu, e sairá na frente em Campo Grande
 15/07 - Ricci marcou a pole da Pick Up Racing em S. Cruz do Sul
 15/07 - Rosin chegou na frente pela Fórmula Renault
 15/07 - Conway e Jarvis saem na frente em Snetterton
 15/07 - Ebrahim ganhou a corrida do sábado em Tarumã
 15/07 - Razia venceu mais uma na Sul-americana
 15/07 - Gontijo voltou a vencer pela Copa Clio
 15/07 - Festa ferrarista na casa do adversário
 15/07 - Didi Júnior é mais um ?inédito? na lista de poles
 15/07 - ?Em casa?, Campos marca a pole na Super Clio
 15/07 - Nunes vai encabeçar o grid na prova do domingo
 15/07 - Serafim ?estréia? na pole da Clio
 14/07 - Ebrahim marcou sua primeira pole na Super Clio

... 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados