Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
CBA anuncia criação de uma nova categoria
Segunda-feira, 30 de Junho de 2003
 
Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Automobilismo vai lançar oficial o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, a mais nova categoria-escola do automobilismo brasileiro e que tem por finalidade ser um estágio para o jovem piloto entre o kartismo e as categorias com maior performance e potência, como a Fórmula Renault e a Fórmula 3.

Nessa primeira temporada, a CBA realizará a Copa Brasil, competição em três corridas, todas no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. As datas são 28 de setembro, 9 de novembro e 14 de dezembro. Não está descartada, porém, a realização de uma quarta etapa em uma região que apresente uma forte presença de participantes.

A Copa Brasil é uma espécie de introdução para o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, que acontecerá no próximo ano. O campeonato de 2004 terá um calendário composto por dez provas no maior número possível de autódromos homologados pela CBA. Tal medida se deve à necessidade de o competidor conhecer em detalhes as particularidades de cada circuito e de desenvolver suas habilidades com monopostos nas mais diferentes alternativas de traçados e condições de disputas.

O carro da Fórmula Brasil 1600 é um chassi tubular, equipado com o motor do Chevrolet Corsa 1.6, oito válvulas e injeção eletrônica. Nesse estágio, a potência é de 115 cv e o propulsor é o original de fábrica para manter a categoria a mais equilibrada possível.

Para o presidente Paulo Enéas Scaglione, a Fórmula Brasil 1600 vem de encontro a uma necessidade que se apresentava ao piloto recém-saído do kart e que desejava entrar em uma competição de monoposto em nível nacional. Faltava um degrau intermediário antes de chegar nas categorias mais fortes e, portanto, a nova série nacional preenche essa lacuna.

A operação em torno da nova categoria está a cargo do experiente promotor e assessor da CBA, Antônio de Souza, que foi o responsável por colocar em plenas condições de uso os 30 chassis da Fórmula Brasil 1600. "Os carros já estão prontos para correr e faremos a Copa Brasil juntamente com as provas do Campeonato Paulista de Automobilismo. Para o próximo ano, o objetivo é fazer de cada etapa um verdadeiro Racing Day, com provas de monopostos, turismo e com carros de alta performance. Estamos trabalhando para isso", afirmou Antônio de Souza. Seja no formato de Copa Brasil ou como Campeonato Brasileiro em 2004, a Fórmula Brasil 1600 terá ampla divulgação, inclusive com transmissão por TV.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 16/07 - Vitória recolocou Moraes no topo da tabela
 16/07 - Barba, cabelo e bigode do Conway em Snetterton
 16/07 - Vitte ganhou pela primeira vez na Copa Clio
 16/07 - Schumacher chegou na frente em solo francês
 16/07 - Moraes se reencontrou com a vitória
 15/07 - Dixon comandou o "1-2" da Chip Ganassi
 15/07 - Vitória brasileira na inauguração de traçado no Utah
 15/07 - Ramires surpreendeu, e sairá na frente em Campo Grande
 15/07 - Ricci marcou a pole da Pick Up Racing em S. Cruz do Sul
 15/07 - Rosin chegou na frente pela Fórmula Renault
 15/07 - Conway e Jarvis saem na frente em Snetterton
 15/07 - Ebrahim ganhou a corrida do sábado em Tarumã
 15/07 - Razia venceu mais uma na Sul-americana
 15/07 - Gontijo voltou a vencer pela Copa Clio
 15/07 - Festa ferrarista na casa do adversário
 15/07 - Didi Júnior é mais um ?inédito? na lista de poles
 15/07 - ?Em casa?, Campos marca a pole na Super Clio
 15/07 - Nunes vai encabeçar o grid na prova do domingo
 15/07 - Serafim ?estréia? na pole da Clio
 14/07 - Ebrahim marcou sua primeira pole na Super Clio

... 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados