Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
Quarta-feira, 05 de Junho de 2002
 
Por uso de uma pastilha de freio não autorizada pelo regulamento, o paulista Luiz Carreira Júnior foi desclassificado da 2ª etapa da Copa Clio Brasil, prova disputada no domingo no Autódromo Internacional de Tarumã que foi vencida pelo gaúcho Alexandre Conill.

Carreira cruzou a linha de chegada na segunda posição, mas na vistoria realizada após a prova os Comissários Técnicos verificaram que as pastilhas usadas não foram aquelas permitidas pelo regulamento. "As pastilhas usadas foram as Feredo, originais, mas não aquelas permitidas pelo regulamento", disse o Comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo Carlos Montagner, segundo que o tipo usado possui uma ranhura para ventilação, o que não é permitido.

Ainda segundo Montagner, a cientificação quanto à desclassificação está à disposição do piloto na sede da Federação de Automobilismo de São Paulo, já que "não havia mais ninguém da equipe nos boxes quando houve a decisão dos Comissários", relatou.

"Não houve má fé", disse Carreira

Luiz Carreira, o chefe do time pelo qual correram o filho, Luís Carreira Jr., os sobrinhos Fábio e André Carreira, o paulista Vicente Siciliano e o gaúcho Eduardo Möller ? que fez sua estréia na categoria ?, disse que não deverá recorrer da desclassificação de Carreira Júnior.

Segundo Luiz, as pastilhas usadas foram as da marca Ferodo (originais da linha Renault), e foram compradas num fornecedor antigo. "Depois das provas em Curitiba e Brasília tivemos de trocar as pastilhas do carro do Luiz, e as compramos numa loja de confiança. Eu apenas não sabia que havia alguma restrição quanto ao modelo a ser usado", falou.

Carreira ressaltou ainda que: "Não houve má fé no uso de um determinado tipo de pastilha, até porquê praticamente não se usa os freios em Tarumã. Se tivéssemos alguma intenção de obter vantagem, teríamos usado as tais pastilhas também nos outros carros", ele concluiu.

Como ficou o resultado

Depois da decisão quanto à desclassificação de Luiz Carreira, o resultado final da corrida em Tarumã ficou assim:


1º) Alexandre Conill (RS, Taurus), 29 voltas em 41m04s749 numa média de 127,74 km/h
2º) Fábio Carreira (SP, Carreira Racing), a 1s071
3º) René Bauer (SP, Energizer/Hot Car/Oficina Brasil), a 1s293
4º) Cláudio Gontijo (MG, Triboil Racing/Control Fleet), a 7s607
5º) Leonardo Burti (SP, SMC Locação/GD Burti/Off 7 Burti), a 7s744
6º) Vicente Siciliano Jr. (SP, Carreira Racing), a 8s102
7º) José Catanha (DF, Maxima Petroleos), a 8s706
8º) Wilton Neto (RJ, JL Racing Velocidade), a 8s730
9º) Elias Nascimento Jr. (RJ, Murilo Piloto Racing), a 9s396
10º) Wagner Cardoso (SP, CNA-Inglês Definitivo), a 9s643
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/07 - ?Em casa?, Quadros marcou a pole position da F-Renault
 14/07 - Razia garantiu a posição de honra em Tarumã
 14/07 - Quatro classificatórias, quatro poles diferentes
 14/07 - Rodolfo pousa na lista de poles da Clio em Tarumã
 14/07 - Pole position argentina na França
 14/07 - Aguaceiro cancelou o treino da Renault
 14/07 - Merlo Neto na frente em Viamão
 14/07 - Capparelli foi o melhor pela Clio
 14/07 - Programação sofreu atraso em Tarumã
 14/07 - Comando polonês no primeiro treino na França
 13/07 - Nunes foi o melhor no treino da F-3
 13/07 - O líder, Lapenna, liderou o treino da F-Renault
 13/07 - Elias Jr, no último instante do treino da Super Clio
 13/07 - Farias comandou o primeiro treino da Clio no RS
 12/07 - Trinca de ases na lista de melhores voltas
 12/07 - Ninguém ganhou mais de uma vez na pista de Viamão
 12/07 - Três já marcaram poles pela F-Renault em Tarumã
 11/07 - Final de semana tri movimentado em Tarumã
 11/07 - Veja a programação para Tarumã
 10/07 - Giaffone em busca de outro time

... 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados