Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/07 - Mears correrá na Hendrick Motorsports
 09/07 - Futuro de Montoya será a NASCAR
 09/07 - Pagenaud assumiu o topo da tabela da F-Atlantic
 09/07 - Bourdais segue líder, e Allmendinger sobe para o segundo lugar na tabela
 09/07 - Allmendinger ganhou mais uma na Champ Car
 09/07 - Pecorari venceu pela primeira vez na F-Atlantic
 08/07 - Rahal confirmou a pole na F-Atlantic
 08/07 - Wilson sairá na frente em Toronto
 07/07 - Seguradora levará fãs para verem Senna em Silverstone
 07/07 - F-Atlantic: Rahal é pole provisório, e Mattos o 2º
 04/07 - Final de semana movimentou os rankings
 04/07 - Mercedes quer Montoya fora da McLaren
 04/07 - ?Imprério vermelho? ganhou espaço na imprensa européia
 03/07 - Derrubando a máscara de Ruy César
 03/07 - Ebrahim ganhou a primeira do Brasileiro
 02/07 - Bartels/Bertolini chegaram na frente em Oschersleben
 02/07 - Hornish Jr venceu a batalha contra Wheldon no Kansas
 02/07 - Razia: o nome da rodada da F-3 em Pinhais
 02/07 - Michael descontou seis pontos sobre Alonso
 02/07 - Schummy vence, e Massa completa a festa da Ferrari nos EUA

... 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados